O merchandising local na TV afeta diretamente as vendas regionais, inclusive já falamos anteriormente aqui no blog sobre os benefícios do merchandising na TV e porque ele é um formato super estratégico e fundamental para a regionalização. Mas gostaríamos de aprofundar esse assunto porque ele é extremamente relevante.

Para começar é necessário compreendermos que todo esforço de mídia é válido. E para impactar as vendas com o merchandising local na TV, não é diferente.

merchandising local na TV

Vamos lá!

A estratégia de regionalização tem como principal objetivo conectar-se com o target num nível emocional. Por quê? Porque o público hoje é mais exigente do que há alguns anos. Não basta mais você ter o melhor produto, ter o melhor atendimento, fazer um comercial grande, bonito e caro. Você precisa envolver emocionalmente o público, fazer ele se sentir parte da ideia que você quer passar, é preciso despertar neles um sentimento de confiança semelhante ao que os amigos e parentes provocam.

Para isso, você precisa, em primeiro lugar, falar a língua deles – com o sotaque e palavras características da região da qual pertencem. Além disso, é necessário compreender a realidade deles e resolver os problemas reais que eles possuem.

Por que o merchandising local é fundamental para a regionalização?

O merchan tem em sua essência o conceito de alguém recomendar o produto para outra pessoa. Foge um pouco do espectro do vendedor treinado para agradar e forçar um produto goela abaixo e se aproxima mais do amigo que  recomenda um produto que ele comprou, testou e gostaria que você também o fizesse.

A personalização do merchandising é uma das grandes vantagens dessa estratégia e por isso ela combina tanto com a regionalização. Você pode ter abordagens completamente diferentes sem precisar fazer inúmeros comerciais de TV para cada região. Regionalizar com pequenas inserções em programas de influência é uma estratégia eficiente para se conectar emocionalmente.

Quais as vantagens do merchan local na TV?

Além das vantagens que falamos acima sobre a essência do merchan, existem muitas outras que podemos citar, principalmente as vantagens do merchandising local. Entre elas, podemos destacar:

1. Fala a língua da região: Essa é a principal! Para ser regional, é preciso falar a língua da região. Falar de uma maneira que respeite e se adeque a maneira local de se comunicar.

As pessoas se identificam mais quando se sentem representadas em todos os sentidos. Você já deve ter percebido em um show de comédia stand-up quando o humorista fala a respeito de alguma situação cotidiana e você pensa: “é realmente assim que acontece” ou “verdade, eu sou bem assim”. Essa identificação faz com que você se conecte com o humorista, fica mais engajado e consegue achar ainda mais graça.

O mesmo sentimento é provocado quando uma propaganda é feita com estratégia regional. Ao ter como interlocutor uma pessoa influente da região, ela saberá como divulgar o produto da maneira que a comunidade local compreenda. Para isso, talvez use exemplos cotidianos, problemas e situações reais que aquelas pessoas enfrentam, tudo para fazer com que seu produto não seja “apenas mais um”, mas seja único. Aquele que, de fato, “ é capaz de resolver o problema”.

2. Apresentador influenciador: Quando se trata de decisão de compra, uma pessoa influente é diferente de uma conhecida ou famosa. Hoje, o programa que mais faz merchan no Brasil é o Programa do Ratinho no SBT. Ele é uma pessoa famosa, conhecida nacionalmente, e que certamente traz muitos resultados para as marcas que usam o seu programa como uma vitrine. Mas, você já pensou em como um influenciador local pode trazer a relevância que você precisa para a região que você quer explorar?

O que queremos dizer com isso é que, nem sempre, uma celebridade nacional conseguirá convencer poderosamente uma região, mas uma pessoa local influente sim. Basta você comparar uma celebridade com algum amigo íntimo ou familiar seu. Qual deles tem mais influência sobre suas decisões de compra? É o mesmo raciocínio utilizado para escolher uma pessoa influente em vez de uma pessoa simplesmente famosa.

Outro fator que fortalece este fato é que apresentadores de programas regionais vivem como um cidadão local e conhecem todos os costumes e práticas locais. Esses apresentadores regionais são mais reconhecidos, são facilmente encontrados, seja no supermercado, no parque da cidade, no shopping, na praia ou no cinema. Isso os torna “um de nós” e esse pensamento é capaz de conectar emocionalmente o público com sua marca.

3. Sua marca com relevância regional: Outro fator importantíssimo do merchandising local é deixar claro para o telespectador de que sua marca está presente na região. Muitas vezes um merchan nacional passa a sensação de ser algo distante, já o regional não. Por mais que você não possua uma loja física na região, a comunicação regional faz com que a comunidade local tenha a impressão de que você está presente, e considere a sua marca com uma estimativa maior, assim como um apreço por parte do consumidor que gosta do que vem da terra dele. Além da sensação de proximidade traduz que o seu produto não irá demorar a chegar, caso for uma venda online ou por telefone.

Essa proximidade estimula a segurança e a confiança em sua marca. Empresas que parecem distantes têm dificuldade de gerar esses sentimentos. O merchan local, através de um apresentador regional, consegue quebrar essas barreiras geográficas, basta possuir uma comunicação eficaz.

4. Aumenta o awareness (reconhecimento) da sua marca:  Sabemos que o boca a boca é poderosíssimo para o awareness a recomendação de amigos e familiares é o fator que mais influencia a decisão de compra de um consumidor. Agora, imagina essas duas situações agindo juntas! Esse é core do merchandising. É provocar o awareness ao ver que “todo mundo está falando sobre isso” e influenciar o telespectador em sua decisão de compra através do carisma do apresentador do programa.

E isso o merchandising faz muito bem! Não é à toa que milhões de reais são investidos todos os anos neste formato. Mas não só capaz de vender muito bem, o merchandising local é completamente adaptável regionalmente. Você pode fazer a divulgação do mesmo produto em diferentes regiões do país e ainda assim falar a língua daquela região! Então ligue agora no 0800… opa, acho que me empolguei! Ainda não é o momento de eu fazer um merchan.

5. Se conecta com o consumidor o final e, ao mesmo tempo, com os fornecedores do seu produto: Essa aqui é um plus. Estar presente em uma mídia de massa como a TV não chama a atenção apenas do consumidor final, mas também de possíveis fornecedores que veem em seu produto uma oportunidade.

São tantos os benefícios do merchandising na TV, que com certeza iremos precisar de mais artigos para contemplar a maioria deles, mas estes que expomos aqui são, de maneira geral e ampla, os mais definitivos para enxergarmos o merchandising como uma excelente ferramenta dentro da estratégia de regionalização.

E pra não deixar de aproveitar essa deixa, saiba que a SMBR é a maior agência de regionalização do Brasil. Nós temos o know-how necessário e escritórios presentes em 23 estados diferentes.

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Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth