Um dos dilemas do mundo publicitário é saber os efeitos reais de suas campanhas e o que gerou resultados financeiros para seus clientes. Seja em anúncio nacional ou em anúncio regional, este dilema continua sendo desafiador, e a célebre frase de Henry Ford “Sei que metade da publicidade que faço é inútil. Mas não sei qual é a metade inútil.” ainda permanece atual.

Mesmo com as tecnologias para medir campanhas, difundidas no mundo on-line, é preciso otimizar recursos e testar formatos. Visto que as pessoas estão cada vez menos aderentes a anúncios invasivos sejam eles na internet ou de mídias mais tradicionais. O que contribuem para a confiabilidade do anúncio regional.

O conceito do marketing de permissão já faz parte do comportamento das pessoas. Não queremos receber anúncios, ainda mais irrelevantes com nosso contexto. Segundo dados da pesquisa “Quem é o consumidor brasileiro?” do Instituto Locomotiva, 93% das pessoas não se veem representadas por propagandas e anúncios no Brasil. Isso porque a maioria das campanhas são focadas em uma linguagem homogênea em mídia massificada, e não em anúncio regional.

As pessoas não se enxergam em campanhas publicitárias. E isso compromete qualquer resultado. O mundo publicitário ainda cria para eles mesmo. Não cria para os públicos das marcas.

O que fazer então?

Pensando nos recursos cada vez mais escassos para investir em mídia as exigências dos anunciantes aumentaram. As empresas querem, de suas agências e parceiros de mídia, formas de medir retorno do investimento. Não é mais um diferencial e sim uma demanda real do mercado.

Umas das formas de você otimizar seus recursos é através de anúncio regional. Mas como eles podem ser resposta às demandas de ROI dos anunciantes. Vamos listar algumas razões para você usar mensagens regionais e como elas otimizam recursos:

1 – Facilidade de medir resultados: ao anunciar localmente o impacto é direto em seu negócio seja ele físico ou online.

Com a facilidade de colocar uma campanha regional no Facebook, por exemplo, você tem a possibilidade de testar uma oferta/mensagem para um público segmentado.

Observando o comportamento e reação da campanha você pode replicar aquela mensagem em outras mídias e regiões. Pronto você tem uma oferta validada e não gastou rios de dinheiro para criar uma mensagem publicitária efetiva.

2- Representatividade/Conexão Emocional: Além da oferta pensada para públicos locais, você tem a possibilidade de usar termos do dia a dia das pessoas gerando uma conexão mais poderosa com sua mensagem.

Você dá ainda para as pessoas a sensação de estar recebendo algo exclusivo que é um gatilho poderoso de persuasão.

Hoje com os micro influencers, por exemplo, sua marca pode gerar um forte engajamento comunicando diretamente com públicos específicos.

3 – Uso de várias mídias integradas: Criar pontos de conexão. Uma das grandes tendências do marketing moderno é criar estes pequenos pontos de contato, ou, microconversões.

Somos impactados no digital por diversas telas. Praticando algum esporte na rua estamos observando a paisagem. No trânsito estamos ouvindo rádio ou algum outdoor nos chama a atenção.

Ao integrar formatos, e mensagens, a presença da sua marca é fortalecida potencializando seus resultados.

4 – Criatividade: Com anúncios regionais sua marca pode abusar da criatividade se destacando na selva.

Usar pessoas conhecidas na região, formas de falar, aspectos culturais, comidas, entre outras, são formas de colocar sua marca na vida das pessoas de maneira original.

Os ídolos já não são mais os atores globais. São as pessoas da nossa rua com uma história de superação. É aquele colega de escola que abriu uma empresa de sucesso ou foi jogar num grande clube de futebol. É aquela dona de casa que viralizou com um vídeo no WhatsApp.O local nunca teve tanta força.

5 – Customização: As empresas têm que entregar mais do que um produto. Precisamos entregar customização, experiência e preço justo.

Por isso sua comunicação já tem que entregar estes atributos. Mostrar preocupação genuína com públicos locais faz parte de uma experiência diferenciada de compra.

Como diz Sarah Galvão, gerente de marketing sênior do Airbnb na América Latina, sobre a estratégia da empresa para alavancar seus resultados no Brasil:

“Queríamos destacar histórias locais, para que as pessoas se identificassem. […]

 

Anúncio regional no Brasil

O Brasil é um país de dimensões continentais. O marketing tem que entender as particularidades deste mercado gigante para justificar seus investimentos em comunicação.

A comunicação local pode ser mais trabalhosa mas é o caminho para vencer num mundo onde as distrações são abundantes.

Repensar e inovar é preciso para qualquer organização sobreviver. A SMBR quer te mostrar como a regionalização vai levar sua empresa para um nível mais alto de engajamento e conhecimento do mercado gigante que é nosso país.

Para entender os Brasis do Brasil fale com a SMBR!

Gostou do post? Avalie ☝🏾
Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth