Você sabia que o Spotify também oferece serviços gratuitos de podcasts para todos os gostos?Educação, mundo geek, negócios, humor, estilo de vida, cultura, lazer, música, entre outros. Com certeza haverá uma opção de podcast no Spotify que é a sua cara, ou melhor, a cara da sua marca. O Spotify é o maior streaming de música do planeta. Com mais de 35 milhões de canções a plataforma conquistou a liderança no segmento.

Em outubro de 2018, a Associação Brasileira de Podcaster (ABPOD) em parceria com a CBN realizou uma pesquisa que aponta a diversidade de conteúdo dos podcasts e a liberdade para ouvir como e onde quiser são os principais diferenciais do Spotify.

podcast no spotify

O mercado de podcasts no Brasil vem crescendo cada vez mais. A ABPOD também constatou que mais da metade de todos os ouvintes de podcasts faz isso diariamente e 91% o faz através do celular. Sem contar que 77% dos entrevistados acreditam que a possibilidade de realizar outras atividades enquanto escuta o podcast é o que os leva a consumir esse tipo de conteúdo. Isso aponta para uma consolidação cada vez maior desse formato que une informação e entretenimento.

No Spotify os podcasts estão disponíveis na plataforma gratuita e também para os assinantes do pacote Premium. Além de poder salvar os arquivos offline para ouvir quando estiver sem conexão com a internet. Essas facilidades aumentam o consumo de podcast no Brasil, tornando-o não só uma oferta de conteúdo de qualidade, mas também uma mídia estratégica para o anúncio de marcas.

Podcast no Spotify como mídia estratégica

Normalmente o podcaster, que é a pessoa que dirige um podcast, se torna um amigo do ouvinte. É como se através do conteúdo se estabelecesse um vínculo entre o emissor e o receptor da mensagem. No entanto, o conteúdo feito nessa forma de mídia no Brasil é quase totalmente independente. Sem contar que grande parte desse conteúdo ainda não foi explorado, mas possui um potencial enorme.

Por ser um mercado ainda inexplorado, em ritmo de ascensão e ainda conseguir estabelecer uma conexão emocional com o ouvinte, o podcast pode se tornar um ótimo espaço para investimento estratégico de marketing. Criar podcasts com conteúdos que tenham tudo a ver com o seu negócio é engajar o público de forma indireta, vendendo informação de qualidade.

Uma alternativa assertiva para quem quer investir neste tipo de áudio, é levar em conta a região do público-alvo que pretende-se atingir. A regionalização, além de ser nossa especialidade, é uma estratégia fundamental para proporcionar essa conexão emocional, já que o podcaster vai conversar com o ouvinte na sua linguagem, fazendo uso do sotaque, das gírias e expressões que fazem parte de seu contexto.

O formato de podcast já foi uma alternativa da rádio tradicional, que é uma mídia de massa. Mas atualmente os podcasts são mídias de nicho, focadas em públicos específicos. Capazes de gerar engajamento com potenciais clientes por meio do conteúdo, esse formato já está consolidado no mercado de marketing. Através do podcast você divide com os ouvintes a sua personalidade e tom de voz, possibilitando a identificação do público com a marca.

Sem contar que adicionar um formato de mídia à sua estratégia de marketing possibilita o alcance a um público que não seria atingido por blog posts, por exemplo. É comum que um cliente não goste de ler ebooks, mas ame ouvir podcasts.

Outros benefícios são a criação de relações de confiança. Através da sua voz é possível personificar sua companhia, mostrando para o seu público quem você é de verdade. Dessa forma, as pessoas vão sentir mais confiança no seu negócio.

Com o podcast também é possível melhorar as habilidades de falar em público, caso o podcaster seja o CEO da marca, por exemplo. Inicialmente será apenas o microfone e você, depois pode até ter um convidado e aos poucos você se sentirá mais confortável em falar em público. Isso sem contar que esses formatos de áudio são fáceis de criar e contribuem para o reconhecimento de marca.

Como inserir um podcast no Spotify

Hospedar o podcast no Spotify é super simples e ainda tem a garantia de que vale muito a pena, já que seu público-alvo poderá ouvir diretamente no maior streaming de música do planeta. Além disso, o Spotify permite analisar a audiência e ver as estatísticas de reproduções dos episódios.

Os ouvintes também poderão salvar seus podcasts para ouvir quando estiverem offline ou encontrar seu programa através das recomendações. Antigamente para colocar seu programa por lá era preciso passar por um processo seletivo. Mas hoje em dia o cadastro é livre e não precisa contratar o serviço de nenhum agregador. Confira o passo-a-passo:

1 – Acesse https://podcasters.spotify.com/ e clique em “Get Started”.

2 – Faça uma leitura atenta do contrato, preencha o seu nome e selecione a opção Termos de Uso. Depois clique em “Continue”.

3 – Coloque o link RSS do podcast no campo “Link to RSS Feed” e aguarde o carregamento. Clique em “Next”.

4 – Preencha o formulário indicando o servidor em que seu podcast está hospedado e adicione o assunto principal do seu podcast. Clique em “Next”.

5 – Revise todas as informações e clique em “Submit”.

6 – Está pronto. O podcast já foi adicionado ao Spotify e dentro de algumas horas já estará disponível para reprodução.

Podcasts brasileiros para se inspirar

Dentre os muitos programas desenvolvidos no Brasil, separamos os mais citados em popularidade e quantidade de prêmios como exemplos de podcasts para você:

NERDCAST (Jovem Nerd)

O Nerdcast é o podcast no spotify de maior audiência no país e seu sucesso não é acaso. Este programa é a versão atualizada do podcast do Jovem Nerd. Com muito bom humor e conteúdo de valor, Alexandre Ottoni e Azaghal falam sobre tecnologia, comportamento, cultura, cinema, história, ciência e cotidiano. É considerado um podcast indispensável.

MAMILOS (Jornalismo de peito aberto)

Conhecido como “Jornalismo de Peito Aberto”, o Mamilos é um programa em formato de entrevista e debate. Sob o comando de Juliana Wallauer e Cris Bartis, o podcast Mamilos é amado por seus fãs e seguidores. As apresentadoras abordam desde temas amplos a pautas bem específicas. Normalmente os conteúdos são assuntos importantes da sociedade

PAPO TORTO

Este é outro podcast com um grande número de seguidores no Spotify. Apresentado por PC Siqueira, Gus Lanzetta e Julio Pacheco, este programa traz muito infotenimento, discussões sobre cultura pop e a vida moderna.

Gostou de aprender como utilizar o podcast no Spotify? Essa pode ser uma ótima ferramenta para a estratégia de marketing do seu negócio. É só apostar em uma curadoria minuciosa e falar com quem entende de estratégia musical para as marcas. Para falar com os Brasis do Brasil, fale com a SMBR.

 

 

 

 

 

Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth