anuncio.spotify

 

A forma como uma pessoa ouve música diz muito sobre quem ela é. Há os que ouvem a playlist do início ao fim, os que pulam músicas até chegar na desejada e aqueles que ouvem 6749 a mesma música. É acompanhando a forma como seus usuários utilizam a plataforma que o Spotify, maior serviço de streaming musical do planeta, consegue segmentar e entender o comportamento de seu público não só online, mas também offline, sendo essa uma das principais vantagens de fazer anúncio no Spotify.

Por isso o anúncio no Spotify tem sido uma ótima opção para marcas que querem atingir um conjunto específico de pessoas, através de uma estratégia regional, gerando uma conexão emocional com o seu público. Através do Spotify for Brands, a plataforma possui uma base de dados em que consegue definir idade, gênero, localização, idioma, o que as pessoas estão ouvindo (gênero e playlist), o horário que estão ativos na plataforma e qual dispositivo utilizam.

Em um país com uma diversidade cultural tão grande como a do Brasil, na hora de anunciar é imprescindível que a marca consiga se comunicar de modo mais íntimo com o seu consumidor, a fim de gerar identificação. Diante dessa necessidade das marcas, separamos algumas dicas sobre os anúncios no Spotify, que podem ser uma ótima solução na hora de investir em marketing digital.

Como o Spotify funciona?

 

Desde 2008 no mercado internacional, o Spotify chegou ao Brasil em 2014 e rapidamente se tornou o aplicativo de músicas mais utilizado no país. Segundo pesquisa realizada pela TNS Global, o Spotify é líder em termos de alcance semanal, atingindo 22,8% da população brasileira.

Através de um grande número de músicas disponíveis para serem ouvidas em streaming, ou seja, funcionando através da internet, sem precisar baixar as músicas no aparelho, é possível acessar playlists e artistas específicos. Sem contar que você pode seguir os seus amigos e até artistas que você curte para ver o que eles estão ouvindo.

O Spotify funciona como uma Netflix de músicas. Há duas versões de conta, uma gratuita e outra paga, premium. É possível acessar o Spotify através do navegador ou baixar o software, tanto no celular, quanto no computador.

Além de ouvir músicas, você pode criar playlists colaborativas, encontrar músicas escaneando o código no Spotify, filtrar por músicas, listas e artistas e mais recentemente o aplicativo desenvolveu ainda o “Behind the Lyrics”, um recurso que mostra a letra das músicas e a história por trás da sua composição, mas a ferramenta está disponível apenas para músicas em inglês, por enquanto.

Além disso, alguns recursos ficam disponíveis apenas para quem tem a versão paga do App: baixar playlists para ouvir offline, por exemplo, e pular músicas que você não quer ouvir na sequência. Outra coisa que a ferramenta paga oferece é a não veiculação de anúncios durante a utilização do aplicativo. Mas geralmente os anúncios são tão gostosos de ouvir e criativos que quem migra para a versão paga acaba sentindo falta deles.

Mesmo perdendo alguns benefícios, muita gente permanece usando a versão gratuita do Spotify por muito tempo, tanto que atualmente cerca de 66% dos usuários não são pagantes. Esse público, que hoje totaliza pouco mais de 112 milhões no mundo, é o que poderá ser alcançado pelos anúncios veiculados na plataforma.

 

Quais os formatos de anúncio no Spotify?

 

São mais de 170 milhões de usuários do Spotify no mundo. Não é à toa que anunciar na plataforma traz muitas vantagens. Uma delas é a conexão emocional com a marca. Os usuários estão envolvidos com canções de sua preferência no momento do anúncio, portanto, é comum transferirem esse vínculo para a marca.

Para isso, o Spotify oferece sete formatos de anúncio, são eles: áudio, sessão patrocinada, vídeo takeover, overlay, homepage takeover, leaderboard e sponsored playlist.

formatos de anúncio no Spotify

 

O formato de áudio, chamado de Audio Everywhere, é veiculado no intervalo entre as músicas, o que garante 100% de SOV (desempenho do anúncio) para sua marca. Além disso, é possível veicular um banner clicável, aumentando os acessos à URL de destino.

Formato Audio Everywhere

 

O anúncio em formato de vídeo takeover é veiculado em aplicativos abertos no desktop e na versão mobile. O vídeo também é reproduzido entre as músicas de uma sessão com um banner associado, o que garante a visualização HAVOC, que é a segurança de que foi ouvido e visualizado até o final por uma pessoa de verdade.

takeover

 

O overlay é um anúncio de display exibido durante 2 segundos, somente quando o usuário volta ao aplicativo do Spotify. É uma espécie de “seja bem-vindo de novo” criado para garantir impacto da marca. Neste tipo de anúncio também há um banner clicável.

leaderboard

 

O homepage takeover é um dos anúncios mais procurados na plataforma pois garante a visibilidade de sua marca durante um dia inteiro na homepage. Neste anúncio também é possível adicionar elementos interativos e inserir uma URL clicável.

Anúncio no Spotify - Learderboard

Os anúncios em formato leaderboard são abertos exclusivamente quando o Spotify é o aplicativo predominante na tela. Neste formato a mensagem é veiculada durante 30 segundos.

Já o formato de sponsored playlist permite o patrocínio de branding e mídia, utilizando mídia nativa e/ou in-playlist. Além de possuir um lugar de destaque dentro da playlist, a marca pode interagir com os usuários através de áudio e vídeo. Dessa forma você atinge seu público-alvo por meio do gosto musical, já que anuncia em playlists específicas da plataforma.

Com a sessão patrocinada a marca financia uma sessão de 30 minutos sem anúncios para o consumidor se este assistir sua propaganda até o final. É uma forma de oferecer à audiência um recurso de reciprocidade, gerando empatia com a marca.

Independente do formato escolhido, após a criação do anúncio é possível escolher um orçamento e o tempo de veiculação da campanha. Depois disso pode-se analisar os resultados para ver a resposta da audiência.

Como saber se meu anúncio deu certo?

 

O Spotify for Brands fornece vários relatórios e métricas acerca dos anúncios exibidos em sua plataforma. A plataforma mede os resultados através de três pilares: alcance, repercussão e reação. Diante disso é possível saber quem visualizou a propaganda, como a mensagem foi percebida e se gerou alguma ação, como o clique no banner.

Métricas.spotify

 

O Spotify possui parceria com quatro empresas de métricas: Nielsen Consumer Neuroscience, Integral Ad Science, MOAT e Digitalist Leanlab. Através dessas parcerias, a plataforma garante a entrega de relatórios de dados first-party – que são informações coletadas diretamente com os consumidores – capazes de impulsionar sua marca.

Muitas empresas já fizeram uso das vantagens do Spotify para alcançar seu público. Um caso que ficou muito conhecido é o da BMW. A empresa mundialmente famosa lançou um novo modelo, o BMW 320i, que prometia ser um carro mais barato do que o comum da marca.

Através de uma estratégia de regionalização e sabendo da tradição das roadtrips — viagens de carro — nos Estados Unidos, a marca escolheu o Spotify como plataforma para o marketing digital. Cinco trajetos rodoviários tradicionais do país foram escolhidos para fazer o anúncio no Spotify, e para cada um deles criava-se uma playlist personalizada com cantores e bandas, a partir da região selecionada pelo usuário .

Para reforçar a divulgação da marca, também foram criados anúncios personalizados para cada uma das playlists. O impacto gerado pelo anúncio no Spotify fez com que mais de 14 mil playlists fossem criadas e que 30% dos vídeos de anúncio da BMW fossem assistidos até o final.

No Brasil, muitas empresas também adotaram o Spotify como plataforma de marketing digital. Uma ação feita pela Wunderman Brasil para a marca Ruffles fez sucesso por aqui. A marca da PepsiCO fez anúncio no Spotify promovendo a campanha “Tire uma onda” através de intervenções humorísticas.

Anúncio no Spotify - Campanha Ruffles

Ao escutar a playlist favorita, os usuários eram surpreendidos com um trecho de uma letra de outro gênero musical e ao final uma mensagem. Por exemplo, em uma playlist de pop, aparecia um trecho de um samba e em seguida a frase “Você? Ouvindo samba? Agora que eu tenho voz nem o seu Spotify vai escapar da zoeira de Ruffles”.

Um outro case de sucesso é o da marca Melitta, que criou a playlist “Filtro Melitta” no Spotify a fim de manter um relacionamento com seu público. A marca atingiu quatro vezes mais seguidores do que a média das playlists de marcas brasileiras, totalizando mais de mil seguidores.

Outras marcas como O Boticário e a Oakley também apostaram na plataforma. Ambas escolheram o canal como forma de alcançar o seu público mais jovem, já que 38% dos usuários do Spotify têm entre 18 e 24 anos.

O anúncio no Spotify é uma maneira extremamente eficiente de interagir com o seu público, permitindo que você alcance potenciais clientes onde eles passam muito tempo por dia: no maior aplicativo de música do país.

E lembre-se, anúncio no Spotify também é uma ferramenta de regionalização. Através do alto nível de segmentação, você pode fazer a campanha certa para o público certo, levando em conta todas as barreiras culturais e musicais de cada região. Com a linguagem regional contextualizada, você pode conectar-se emocionalmente com o seu público, gerando resultados surpreendentes.

 

 

 

 

 

Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth