Datas Comemorativas

Você já começou a pensar em suas campanhas de marketing para as datas comemorativas de 2019? Embora os feriados de fim de ano sejam definitivamente as datas mais importantes no calendário de qualquer um que deseja fomentar as vendas, há vários outros dias notáveis que podem vir a ser importantes para o seu negócio. Quando abordado estrategicamente, feriados tradicionais e não tradicionais e outras datas comemorativas podem dar um grande impulso às suas vendas.

Com isso, gostaríamos de listar para você datas comemorativas não tão tradicionais para você investir e tirar proveito, saindo um pouco das datas super comerciais como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal que todo mundo já faz. Não se esqueça de circulá-los em seu calendário de marketing e ter tempo suficiente para se preparar para cada um deles, para que você possa vencer sua concorrência e manter seu negócio prosperando.

Aniversário de Cidades

Se sua empresa é multiregional ou está buscando regionalizar sua mídia, os aniversários das cidades onde você quer entrar é fundamental para criar conexão emocional e empatia com o seu target.  Sendo assim, considere elas como datas comemorativas em seu plano de marketing. No final deste artigo, colocaremos as datas de aniversário de todas as capitais do país, para que você possa anotar e se preparar!

Carnaval – 5 de março

Sabemos que o carnaval deste ano já passou, e por mais que este evento tem sido criticado por parte da população, ainda é um evento onde grande parte dos brasileiros anseia, se prepara e curte. O Carnaval com certeza deve fazer parte do seu calendário de marketing, principalmente o carnaval de rua. Estimular a alegria e, sobretudo, a responsabilidade, devem estar em sua estratégia.

É importante lembrar que, para quem investe em regionalização, dependendo da região o Carnaval tem suas próprias particularidades. Leve em consideração isso antes de massificar sua comunicação e acabar não sendo efetivo em todas as regiões em que seu negócio se encontra.

Dia da Mulher – 8 de março

Como o Carnaval caiu muito próximo esse ano do Dia Internacional da Mulher, talvez você terá que planejar duas campanhas num período curto de tempo para essas datas comemorativas. Como sugestão, você poderia trabalhar o Carnaval na semana anterior ao dia 5, para que então sua campanha do Dia da Mulher não seja engolido ou comprometido.

O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países. É uma data que não pode passar em branco!

Se você tiver que escolher entre Carnaval e Dia da Mulher este ano, minha sugestão é que você opte pelo Dia da Mulher. É uma data com peso maior e com certeza gerará maior buzz.

De novo! Lembre-se de regionalizar sua campanha. Mulheres possuem gostos, costumes e culturas diferentes de norte a sul do Brasil. Regionalizar sua comunicação é certeza de uma conexão emocional mais profunda e demonstra sensibilidade com o seu target.

Dia Mundial da Terra – 21 de março

Esta data é uma excelente oportunidade de você expressar sua preocupação com o meio-ambiente. Alguma campanha de conscientização é sempre bem-vinda. Não precisa ser algo majestoso, com alto investimento (se você não for ligado diretamente a esta área), basta expressar-se.

Dia da Mentira – 1º de abril

O dia da mentira não é um dia muito comercial, mas extremamente “querido” pelos brasileiros. As redes sociais ficam recheadas de memes e piadas sobre este dia. Entrar na brincadeira pode ser legal. Não precisa ser uma GRANDE campanha, mas se fazer presente com criatividade pode gerar engajamento do seu público.

Dia Mundial do Livro – 23 de abril

Incentivar a cultura também é uma excelente dica de campanha. O Dia Mundial do Livro, além de homenagear várias obras literárias e seus autores, a data também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.

Campanhas de redistribuição de livros usados, conto de histórias, parte de arrecadação destinado ao incentivo da leitura, são todas ideias boas para você aproveitar para esta data.

Dia Internacional Contra a Homofobia – 17 de maio

Não precisamos falar sobre a importância de lutarmos contra todo tipo de preconceito. Também conhecido como “Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia”, esta data visa conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros.

Essa é uma excelente data comemorativa para você se posicionar e expressar sua luta e seu desejo por uma sociedade livre de preconceitos. Muitas marcas grandes hoje tem mostrado o seu apoio a causa LGBT e se a sua empresa, de alguma forma, já faz ou gostaria de se posicionar nesse sentido, esta data é fundamental para seu calendário.

Neste dia é bacana inclusive não apenas mostrar ao seu público-alvo o seu posicionamento, mas também levar isso para dentro da empresa, mostrando aos seus funcionários que fazem parte desta comunidade o seu apreço e consideração.

Semana Mundial do Meio Ambiente – 1º a 5 de junho

A Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Muito parecido com o Dia Mundial da Terra, é adotada por muitas empresas para chamar a atenção da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

Não somente se mostrar a favor desta causa, mas seria interessante sua empresa ter uma cultura de consciência ambiental. Muitas empresas erram ao se posicionar a favor do meio ambiente quando internamente não há essa preocupação.

Dia Mundial do Doador de Sangue – 14 de junho

Mais uma data para firmar posicionamento e conscientização. Pessoas adoram apoiar causas e quando veem empresas fazendo campanhas ou se mobilizando de alguma forma prática, elas se conectam emocionalmente. O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

Sua empresa poderia começar primeiramente uma campanha interna de doação de sangue, incentivando funcionários. Além disso, você poderia expor o resultado dessa campanha em vídeo ou fotos para que o seu público-alvo possa ver que sua empresa realmente apoia essa causa.

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

Se você é uma empresa B2B, homenagear as micro e pequenas empresas é uma excelente ideia. As micro e pequenas empresas afetam diretamente a economia nacional, pois, entre outras consequências, são fontes de criação de postos de trabalho. Aliás, de acordo com informações do Senado Federal, as pequenas empresas são responsáveis pela geração de 52% dos empregos com carteira assinada em todo o país.

É um excelente dia para homenagear seu clientes, convidar os empresários para um coffee break e proporcionar uma palestra sobre empreendedorismo.

Datas comemorativas regionais

Existem datas comemorativas regionais que seria importante você adicionar no seu calendário, caso você tenha uma estratégia de regionalização. Exemplos bem básicos são:

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes (2 de fevereiro): feriado municipal em Porto Alegre, cidade da qual esta santa é considerada padroeira. Nesta data, realiza-se uma procissão na capital gaúcha que leva a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em direção ao porto de Pelotas.

Dia do Sertanejo (3 de maio): Esta data homenageia toda a tradição e, principalmente, a música de origem sertaneja. O povo sertanejo surgiu no sertão nordestino brasileiro e se espalharam por todo o Brasil.

Revolução Farroupilha “Dia do Gaúcho” (20 de setembro): O Dia do Gaúcho está incluído dentro da Semana da Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 14 e 20 de setembro, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Dia do Nordestino (8 de outubro): Esta data homenageia toda a diversidade cultural e folclórica típica da região Nordeste do Brasil. O Nordeste brasileiro é conhecido pela sua musicalidade, culinária, danças, superstições, artesanatos, belíssimas paisagens naturais e muito mais. O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil.

Existem outros dias como esses, por isso, ao traçar um plano de marketing, circule essas datas em seu calendário. Muitas pessoas participam anualmente de eventos regionais que acontecem e que movimentam a cidade.

É importante você atentar-se para patrocinar, criar uma postagem especial para aquele dia, anunciar ou entregar algum brinde personalizado que remeta a data em que quase toda a cidade vai participar.

Aniversário das capitais brasileiras

Segue a lista dos aniversários de todas as capitais. Encontre as cidades em que sua empresa está presente (ou pretende estar) e não esqueça de parabenizá-la pelo seu aniversário.

Cidades que fazem aniversário em Janeiro

12 de Janeiro – Aniversário de Belém

25 de Janeiro – Aniversário da cidade de São Paulo

Cidade que faz aniversário em Fevereiro

04 de Fevereiro – Aniversário de Macapá

Cidades que fazem aniversário em Março

01 de Março – Aniversário da cidade do Rio de Janeiro

12 de Março – Aniversário de Recife

17 de Março – Aniversário de Aracajú

23 de MArço – Aniversário de Florianópolis

26 de Março – Aniversário de Porto Alegre

29 de Março – Aniversário de Curitiba

29 de Março – Aniversário de Salvador (foto)

Cidades que fazem aniversário em Abril

08 de Abril – Aniversário de Cuiabá

13 de Abril – Aniversário de Fortaleza

21 de Abril – Aniversário de Brasília

Cidade que faz aniversário em Maio

20 de Maio – Aniversário de Palmas

Cidade que faz aniversário em Julho

09 de Julho – Aniversário de Boa Vista

Cidades que fazem aniversário em Agosto

05 de Agosto – Aniversário de João Pessoa

16 de Agosto – Aniversário de Teresina

26 de Agosto – Aniversário de Campo Grande

Cidades que fazem aniversário em Setembro

07 de Setembro – Aniversário de Porto Velho

08 de Setembro – Aniversário de Vitória

08 de Setembro – Aniversário de São Luís

Cidades que fazem aniversário em Outubro

24 de Outubro – Aniversário de Goiânia

24 de Outubro – Aniversário de Manaus

Cidades que fazem aniversário em Dezembro

05 de Dezembro – Aniversário de Maceió

12 de Dezembro – Aniversário de Belo Horizonte

25 de Dezembro – Aniversário de Natal

28 de Dezembro – Aniversário de Rio Branco

Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth