Nos últimos anos o comportamento do consumidor brasileiro mudou. As pessoas estão cada vez mais conectadas ao smartphone e à internet, sendo assim os hábitos de compra mudaram. Além da adesão de serviços inovadores, como plataformas de streaming, as pessoas estão adeptas a novas maneiras de comprar.

O comportamento do consumidor brasileiro e a relação com o smartphone

comportamento do consumidor brasileiro

No Brasil e no mundo é possível perceber uma grande mudança nos canais de vendas que o consumidor tem utilizado. Segundo uma pesquisa realizada pela Global Consumer Insights 2019, que contou com a participação de mais de 21 Mil consumidores ao redor do mundo, a utilização de diversas canais de vendas sofreram aumento ou queda no Brasil, entre 2013 a 2019, repare: aumento de 20% para 29% nas compras realizadas através do Tablet, diminuição de 70% para 62% através de lojas físicas e 69% para 59% online através de desktop. Mas, o que realmente chama atenção em relação ao comportamento do consumidor brasileiro, é o aumento de 3x no percentual de pessoas que utilizam o smartphone para realizar compras: de 15% para 50%.
É importante pensar que esses dados influenciam não somente os novos canais de vendas que a sua empresa pode utilizar, mas também novos formatos de anúncio que podem ser utilizados pelas marcas para se comunicar, através do smartphone. Além das mídias tradicionais, é possível utilizar anúncios em Jogos, Google ADS e muitas outras que estão se tornando cada vez fazendo parte do comportamento do consumidor brasileiro.
Pois, com o aumento uso do smartphones surgem novos hobbies, passatempos e atividades em que, nós seres humanos consumistas, investimos tempo e atenção.
Um exemplo disso são as redes sociais. Hoje, estão presentes no cotidiano de milhões de brasileiros – de todas as idades. E se engana quem pensa que as pessoas apenas postam uma foto, reagem e comentam alguma publicação. Há muitas pessoas que que vão além disso! Editam fotos, fazem stories, colocam stickers e outros recursos que tornam mais interativo o perfil na rede social do consumidor . Sendo assim, é possível se conectar emocionalmente através de anúncios em aplicativos de edição de fotos, por exemplo. A atenção do consumidor pode se voltar totalmente a sua marca, no momento em que ele está concentrado editando fotos, ou utilizando qualquer outra funcionalidade do smartphone.

Explore novos formatos de anúncios e mídias

Se antes utilizar um anúncio na TV em rede nacional era o suficiente, agora é necessário ir além para se conectar com o seu target e principalmente para entender do comportamento do consumidor brasileiro.
Levando em consideração que é necessário inovar não somente em canais de vendas, mas sim em canais de comunicação, explorar novas mídias é essencial! E se você concorda com isso, saiba que é muito importante utilizá-las de forma estratégica. Inclusive, a regionalização é uma maneira estratégica e inovadora. Vale a pena considerar!

Afinal, onde o seu target está?

O Spotify alcançou 207 milhões de usuários mensais no quarto trimestre de 2018 de usuários, você já pensou em anunciar nesta plataforma e alcançar o consumidor no momento em que somente essa plataforma pode alcançá-lo? Várias pessoas utilizam o Waze em seu cotidiano, quantas delas você poderia impactar com anúncios neste aplicativo? Sua marca alguma vez já abusou da criatividade e levou o consumidor a acessar seu site se comunicando com ele através da mídia OOH?
Se o seu consumidor muda, a forma como a sua marca se comunica também deve mudar. Fique por dentro de novos formatos de anúncios e mídias, arrisque em novas estratégias e foque em resultados através de diferentes canais de comunicação. Caso tiver dúvidas conte com a SMBR.

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Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth