micro-influenciador

O que um micro-influenciador? Qual a diferença entre micro-influenciador e uma celebridade? Quando você pensa em influenciadores de mídia social, provavelmente imagina pessoas com uma estética impecável do Instagram, e um número de seguidores na casa dos milhões.

Mas essas não são as pessoas que estamos discutindo neste artigo – aqui, eu quero fornecer alguns insights sobre o poder dos micro-influenciador, que são indivíduos com contagem média de seguidores, mas com fortes níveis de influência sobre esses grupos dentro de nicho geográfico ou comunidades virtuais.

Essa influência do micro-influenciador é devida a sua conexão emocional autêntica com seus públicos, desenvolvida por ser um líder ou especialista em um campo específico, e diretamente envolvida com suas comunidades.

E se a sua empresa depende de mídias sociais ou embaixadores da marca para gerar demanda, então você está pronto para uma surpresa – neste post, eu também vou dividir os principais benefícios entre investir em micro-influenciadores em oposição a celebridades ou influenciadores em larga escala.

Veja por que você deve considerar o micro-influenciador em sua estratégia de marketing digital.

A ascensão dos micro-influenciador

Os micro-influenciadores são pessoas comuns que conquistaram um número crescente de seguidores em suas redes sociais simplesmente seguindo seus interesses e publicando em uma frequência regular. Eles tendem a ter de 5000 a 50.000 seguidores, o que parece ser um pequeno público comparado aos milhões de seguidores que uma celebridade pode ter.

O termo “micro-influenciador” imediatamente traz à mente as qualidades quantitativas, como o número de seguidores e o alcance da mídia social. Essa, no entanto, é uma visão equivocada que requer um olhar mais profundo. A essência do termo está na proximidade entre as pessoas.

Existe uma correlação inversa entre o número de seguidores e a taxa de engajamento nos influenciadores do Instagram. Um grande tamanho de seguidor não garante mais o engajamento de sucesso.

Assim, as marcas começaram a perceber os micro-influenciadores quando perceberam que podem criar um novo tipo de embaixadores que possam aproximá-los de seus consumidores.

Relacionamentos Autênticos

Como os micro-influenciadores não copiam e colam textos publicitários, e geralmente não endossam marcas nas quais eles realmente não acreditam, seus seguidores os veem como fontes altamente confiáveis.

Eles são considerados por muitos de seus públicos como amigos, o que pode dar mais importância ao seu produto e às recomendações. Esse relacionamento difere dos influenciadores de celebridades – enquanto os usuários de grande nome podem ter uma enorme quantidade de seguidores, esses seguidores provavelmente não acreditam necessariamente que apóiam todas as marcas que publicam. Isto é especialmente quando suas legendas são seguidas por #ad.

A melhor maneira de se envolver com os micro-influenciadores é enviar o produto para eles ou deixá-los experimentar o serviço, e fazer com que eles o analisem honestamente. Isso gerará publicidade positiva em torno de sua marca ou indicará áreas em que seu produto ou serviço pode ser melhorado.

É uma situação de ganha-ganha.

Taxas de engajamento mais altas

Provavelmente, o fator mais importante que separa celebridades e micro-influenciadores são as taxas de engajamento .

O que separa uma postagem boa de uma ótima postagem é o quanto seus seguidores gostam, comentam ou compartilham e, como eles têm menos seguidores, os micro-influenciadores podem manter relações ativas respondendo à maioria dos comentários ou consultas em suas postagens.

Essa conexão emocional constante pode fazer com que os seguidores sintam que eles realmente têm um relacionamento com o influenciador, e eles, portanto, tendem a ter o hábito de se engajar com mais posts dos usuários.

Para uma marca conseguir o melhor ROI possível em uma campanha, é ideal contratar um grupo de micro-influenciadores. Os micro-influenciadores não terão o mesmo alcance que a celebridade macrofluenciadora, portanto, trabalhar com um grupo de micro-influenciadores é necessário para aumentar o alcance de uma campanha.

O conceito de que um influenciador deve ter milhões de seguidores para ser valioso para uma marca é enganoso. A realidade é que quanto maior o seguinte influenciador, menor é a taxa de engajamento. Contratar uma combinação de micro-influenciadores e influenciadores de celebridades pode aumentar o ROI de uma campanha e diminuir os gastos gerais com marketing.

Custo mais baixo

Claro que na era do Instagram, os posts patrocinados não são baratos.

Você sabia que um post patrocinado por uma celebridade por custar mais de R$ 100.000? Você poderia imaginar quantos micro-influenciadores você poderia investir por uma fração dessa taxa – ou, por falar nisso, sem nenhuma taxa?

Este é precisamente o ponto – o combustível no qual o marketing de influência funciona é a prova social , então quanto mais líderes em um nicho específico você puder obter para apoiar sua empresa e seus produtos, mais seus seguidores seguirão o exemplo.

Maximize seu orçamento – não concentre todo o seu dinheiro em um único post com uma vida útil curta, pois poderá investir em dezenas de postagens que durarão mais tempo.

Na melhor das hipóteses, você criará um vínculo forte com um influenciador em particular, e ele começará a postar sem qualquer incentivo.

Traduz em vendas

Tanto o micro-influenciador quanto as celebridades podem obviamente ajudar as empresas a impulsionar o produto – mas essa ajuda vem em diferentes áreas do ciclo de vendas.

Devido ao seu grande público, as celebridades são ótimas para criar consciência de sua empresa e seus produtos – mas simplesmente estar ciente de uma empresa não faz muito bem. O que você realmente precisa é de vendas.

É aí que os micro-influenciadores têm uma vantagem. Como observado, micro-influenciadores podem agir como amigos e seus posts promocionais são, portanto, muitas vezes interpretados como marketing boca a boca, a forma mais credível de divulgação da marca que existe.

Além disso, você consegue alcançar mais pessoas dentro do seu target de maneira regional com os micro-influenciadores. É por isso que ele geralmente geram mais vendas diretas e leads do que os endossantes de grande nome.

Aumentar Autoridade

Três palavras: Search Engine Optimization. Quanto mais pessoas você tiver conversando, e incluindo o seu site, melhor será sua classificação de pesquisa do Google.

Como muitos micro-influenciadores também alimentam blogs – algo que muitas celebridades não fazem – você também pode obter cobertura em mais do que apenas plataformas de mídia social. Outra razão pela qual essa exposição é importante é porque as menções via blogs e sites são mais pesadas do que as mídias sociais no Google.

Em suma, há números muito mais importantes do que apenas contagem de seguidores e quantidade de curtidas. As taxas de engajamento e, é claro, as vendas são todos os números que precisamos levar em consideração ao tentar maximizar nosso orçamento de marketing.

Como encontrar micro-influenciadores

A primeira coisa que uma marca deve fazer é olhar através de seus próprios seguidores em seus canais de mídia social. Com quem a marca já associada pode ser um representante em potencial? Quem está interessado em contar a história da marca e já está falando sobre isso? Isso pode ajudar a encontrar os micro-influenciadores que correspondem à marca.

A melhor maneira de estabelecer e construir relacionamentos com micro-influenciadores é se envolver com eles, segui-los e mostrar apreço por seu conteúdo. Quando os micro-influenciadores receberem mensagens diretas das marcas, isso ajudará a torná-los mais propensos a responder quando uma campanha real estiver sendo criada.

Formas de trabalhar com micro-influenciador

Existem várias maneiras de trabalhar com influenciadores. Às vezes, falar com eles produz os melhores resultados para determinar a melhor maneira de construir um relacionamento mutuamente benéfico. Por exemplo, o influenciador pode assumir a conta de mídia social de uma marca por um período fixo de tempo.

As marcas também enviam produtos de micro-influenciador para amostras e tiram fotos para postar em suas contas de mídia social. O conteúdo que mostra o produto em situações orgânicas e reais ressoa com seguidores e consumidores. Os micro-influenciadores também podem criar conteúdo em seus canais de mídia social, como vídeos e postagens em blogs. Marcas podem compartilhar o conteúdo em seus próprios canais de mídia social com hashtags.

Os micro-influenciadores são acessíveis a empresas de todas as formas e tamanhos. Quando uma marca não tem orçamento para trabalhar com uma celebridade, ela ainda pode ter o benefício de trabalhar com influenciadores e ver a marca crescer nas redes sociais.

Micro-Influenciadores é uma estratégia de regionalização

Como já dissemos, a palavra “micro” nesse caso não quer dizer pequeno, quer dizer intencional, focado, assertivo. Micro-influenciadores locais são capazes de alcançar o seu target e fazê-los conectar-se emocionalmente com a sua empresa.

Encontrar micro-influenciador em todos os nichos que sua empresa quer alcançar é uma das estratégias mais arrojadas e bem-sucedidas da atualidade, principalmente quando vem acompanhada com todo um mindset proveniente de uma estratégia de regionalização.

Da próxima vez que você estiver procurando por um embaixador da marca ou simplesmente pensar em uma nova estratégia de marketing, tenha em mente os micro-influenciadores.

Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth