Em um mundo cada vez mais digital, o uso do SEO local como ferramenta para empresas se destacarem nunca foi tão importante. Sabemos que a internet derrubou as paredes e expandiu nosso alcance. Podemos conhecer o mundo inteiro através dela. Mas para que sua empresa seja conhecida, não é necessário que você apareça para todo o mundo, no mundo inteiro. Em vez disso, basta fazer um bom trabalho de SEO local e aparecer para as pessoas certas que estão perto de você.

Porém, montar uma estratégia de SEO local que se destaque não é nada fácil, especialmente porque há muitos detalhes importantes que, se não for seguido a risca, é possível que você esteja desperdiçando tempo e dinheiro.

Se você reconhece que suas tentativas tiveram poucos ou nenhum resultado, tenha certeza de que alguma coisa não está certa e queremos ajudar você nisso.

 

SEO Local x SEO Orgânico

Antes de qualquer coisa, você precisa entender a diferença entre SEO local e SEO orgânico. A diferença está, basicamente, nos parâmetros geográficos. Se o seu negócio for estritamente online ou que apenas oferece informações gerais sobre algum tema, esses parâmetros são desnecessários. Por outro lado, qualquer empresa de produto ou serviço que se sustenta através da visita de clientes precisa desses detalhes.

Neste caso, abordagens generalizadas nos mecanismos de pesquisa é um erro muito comum. Se sua empresa está procurando ser uma referência local, seja no bairro ou cidade, você deve focar na sua região e em seu público-alvo. Porém, o SEO local é um desafio complexo, onde é muito fácil cometer deslizes.

Por isso, aqui estão alguns dos erros mais comuns que as empresas cometem ao tentar montar sua estratégia de SEO Local.

 

Sobrecarga de palavras-chave

Suas informações nos anúncios de pesquisa precisam ser simples, concisos e estratégicos. Esse anúncio é formado essencialmente pelo “título” e “meta-description” da página. Se o seu site é WordPress ou algum outro framework mais complexo, aperfeiçoar esses elementos é essencial. Escolher as palavras corretas é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes.

Você pode se sentir tentado a inserir o máximo de palavras-chave que puder para aumentar o alcance. Porém, o algoritmo usado para classificar as páginas vai detectar isso e penalizar seu anúncio. Isso porque o Google entende que você não está tentando entregar informações, mas apenas aparecer em resultados.

Por isso, usar muitas palavras-chaves produzirá um resultado oposto ao que você deseja. Concentre-se em duas ou no máximo três palavras-chaves e procure inseri-las logo no começo. É importante você incluir o local da sua empresa tanto no título quanto na meta-description.

 

Duplicando o Conteúdo Local

É muito comum empresas que possuem mais de uma filial em cidades diferentes replicarem o conteúdo do site, apenas modificando o endereço e algumas informações regionais. Porém é preciso cuidar com páginas duplicadas, elas acabam com o seu trabalho de SEO.

Conteúdo duplicado é um conteúdo muito semelhante ou exatamente igual ao conteúdo que está em outra página da web ou de um mesmo site, podendo dificultar os mecanismos de pesquisa determinar qual versão do conteúdo é mais relevante e deve ser exibida primeiro.

Algumas empresas decidem comprar duas URLs na esperança de aumentar o tráfego. Porém, esses dois URLs hospedarem exatamente o mesmo website, apenas em um endereço diferente, isso ainda sim é um conteúdo duplicado. Manobras como essa podem diminuir significativamente seu ranqueamento de SEO.

É difícil para algumas empresas entender por que o conteúdo duplicado é um problema, especialmente se o próprio site tiver conteúdo duplicado. Porém, o problema na realidade é um sistema de segurança para evitar que outras pessoas roubem o seu conteúdo e use como seu.

Seria extremamente frustrante se você investisse tempo e recursos para criar um conteúdo específico para o seu site, e depois alguém conseguisse roubá-lo e usá-lo como se fosse seu, livre de qualquer consequência.

Além desse aspecto, o Google não sabe como classificar conteúdos duplicados porque fica preso tentando gerar resultados entre partes idênticas. Simplesmente não existe um algoritmo que permita ao Google classificar conteúdo idêntico, de modo que ele geralmente é deixado de fora dos rankings. Isso resulta em danos significativos ao seu SEO.

O conteúdo duplicado afeta os mecanismos de pesquisa e os proprietários do site. O conteúdo provavelmente não será muito visível ou pode não nem aparecer nas pesquisas.

 

Não configurar (ou mal configurar) o Google Meu Negócio

Esse é um ponto em que muitas empresas falham quando se trata de implementar uma campanha de SEO local, já que sua importância muitas vezes é desconsiderada. No entanto, garantir que você dedique um tempo para configurar bem certinho sua empresa no Google Meu Negócio é inestimável quando se trata de aprimorar sua estratégia de SEO local. Isso pode aumentar ainda mais suas chances de ser encontrado por quem procura varejistas locais ou prestadores de serviço.

Quando você configura uma conta do Google Meu Negócio, você será solicitado a incluir detalhes sobre seu produto ou serviço, facilitando para o Google reconhecer sua empresa e o produto que você oferece.

 

Ignorar outros diretórios

O Google Meu Negócio é o diretório mais importante do mercado, especialmente para empresas locais. No entanto, há vários outros diretórios específicos de local e sites de listagem de negócios que você não pode ignorar, tais como: Facebook, Linkedin Company, Bing, Apple Maps, entre outros.

Estar presente nesses diretórios não traz só benefícios diretos. Os backlinks criados também podem impulsionar sua classificação nas pesquisas locais do Google.

Uma plataforma de customer review também é importante e muito úteis para empresas locais. Além de aumentar a sua visibilidade, os reviews são agentes poderosos para tomada de decisões dos clientes.

Neste caso, não podemos esquecer da consistência de informações! A consistência é fundamental quando se trata de otimizar o desempenho da sua campanha de SEO local, e é vital que você reconheça a importância de garantir que tudo esteja vinculado não apenas logicamente, mas que todos os componentes do seu perfil on-line sejam consistentes.

Por exemplo, todas as referências ao seu negócio devem ser as mesmas, incluindo seu endereço de e-mail, números de contato, informações do website e outras informações importantes relacionadas à sua empresa. Informações inconsistentes são barradas pelo algoritmo do Google.

 

E agora?

Essas dicas básicas podem ajudá-lo a organizar melhor sua campanha de SEO local para resultados ligeiramente melhores.

No entanto, os complexos algoritmos de classificação do Google só podem ser dominados por especialistas da área. Para uma estratégia de SEO local verdadeiramente bem-sucedida, investir na expertise, no conhecimento e no suporte de profissionais de marketing de SEO é a melhor opção para o crescimento a longo prazo.

A Soluções Mídia Brasil conta com especialistas em SEO Local que acompanham diariamente as mudanças e entreguem os melhores repercussões, personalizando e acompanhando seus clientes a fim de conquistar resultados mais assertivos.

Gostou do post? Avalie ☝🏾
Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth