A televisão + digital é o mais forte mix de marketing

Por julho 20, 2018 julho 11th, 2019 Marketing

Televisão e o digital geram mais retorno sobre seu investimento e com tantas novas plataformas e canais disponíveis, os profissionais da indústria precisam estabelecer novos padrões para ajudar no planejamento do crescimento do negócio e para entender melhor o retorno esperado do investimento de campanhas de marketing. A Advertising Research Foundation (ARF) lançou recentemente algumas novas pesquisas importantes para ajudar as empresas a tomar melhores decisões de marketing.

How Advertising Works

O estudo “How Advertising Works” é um dos maiores e mais inovadores estudos do último quarto de século. Mais de 5.000 campanhas foram medidas usando 12 anos de dados em campanhas que totalizaram mais de US$ 375 bilhões em gastos publicitários em 100 categorias em 45 países.

Depois de anos de empresas ou especialistas recomendando um meio ou plataforma em relação a outros, essa pesquisa mostrou que adicionar mais plataformas e fazê-las trabalhar juntas em uma estratégia de marketing integrada é a chave para aumentar o ROI publicitário.

De acordo com a pesquisa, as empresas podem aumentar o retorno sobre o investimento em 19% indo de uma plataforma de mídia para duas. O ROI aumenta, com cada plataforma adicional, até cinco pontos percentuais.

Hoje em dia, quase um terço das campanhas publicitárias focam em apenas uma mídia. Isso significa que muitas empresas poderiam melhorar de forma rápida e fácil o retorno do investimento, simplesmente adicionando uma plataforma ou mídia em seu mix de marketing.

A combinação de televisão e anúncios digitais gera mais retorno sobre o investimento

Manuel Garcia-Garcia, vice-presidente sênior de pesquisa e inovação na eficiência publicitária global na ARF, afirma que “a publicidade é mais provável que seja codificada na memória de longo prazo se as pessoas a encontrarem em múltiplos meios”.

Cada parte de uma campanha se baseia na próxima quando várias plataformas são usadas. Ver a campanha em uma plataforma aumenta a memória dos consumidores e o reconhecimento da campanha no próximo meio.

De acordo com o MediaPost, “à medida que as linhas entre a televisão tradicional e o vídeo digital continuam a atenuar, a eficácia da TV é uma notícia extremamente encorajadora tanto para comerciantes quanto para operadores de mídia.”

O Media Post prossegue dizendo, “se a televisão encaminha os consumidores para dentro do funil de vendas, o digital acompanha esse consumidor o resto do caminho até a hora da compra”.

As campanhas de mídia cruzada são 57% mais efetivas

Adicionar plataformas parece muito trabalho, mas isso não significa que você precise criar várias campanhas. Na verdade, a pesquisa mostrou que a consistência criativa impulsiona os resultados na publicidade multiplataforma.

Campanhas com estratégias criativas variadas podem acabar se boicotando e tornar-se menos memoráveis. Isso significa que comerciantes e empresários não precisam recriar a roda de toda vez que quiser fazer mídia cruzada. Você pode usar sua campanha já existente para gerar mais resultados em outra plataforma.

Usando o exemplo TV + Digital acima que mostra o maior aumento no ROI, os comerciantes podem usar seus comerciais de TV – os quais já foram investidos tempo e dinheiro – e colocá-los em anúncios de vídeo online que reforçam a campanha e promovam um maior envolvimento. Ao usar a mesma peça criativa, você economiza no budget de marketing ainda mais.

O melhor mix de mídia cruzada é um orçamento com 78% de gastos em mídia tradicional e 22% em digital

Um dos pontos mais úteis do estudo é um excelente benchmark para determinar o mix de orçamentos publicitários. Este mix funciona em todos os dados demográficos, incluindo clientes da geração Z.

Ainda mais importante, a pesquisa mostra que esse 22% deve ser um aumento progressivo e não uma mudança no orçamento existente. As marcas que cortaram e alteraram o orçamento mostram vendas mais baixas do que os concorrentes que aumentaram os orçamentos para acomodar múltiplas plataformas.

De acordo com a Advertising Research Foundation, “os profissionais de marketing podem estar passando fome do crescimento ao não investir o suficiente na publicidade à medida que mudam o mix de plataformas tradicionais para novas, perdendo a oportunidade de gerar bilhões em retorno adicional”.

Esta descoberta coincide com estatísticas recentes do e-marketer de que 28% dos CEOs planejam aumentar o investimento em publicidade, e mais de 76% dos profissionais de marketing planejam investir mais em publicidade digital.

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Walter Ziebarth

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