Regionalização

Como a regionalização fomenta a economia local

Um dos inúmeros benefícios da estratégia de regionalização é a fomentação da economia local. Isso pode acontecer de muitas maneiras: através da compra de mídia, venda de produtos para fornecedores ou a criação de uma distribuidora e, em sua plenitude, com a abertura de uma filial regional.

Precisamos ter em mente que uma região sempre estará aberta para receber novos negócios. Justamente porque novos negócios trazem benefícios para o município, estado e seus moradores. Novos negócios trazem novos produtos e serviços, criam concorrência, diminuem preços, geram impostos, empregos, enfim, os benefícios são muitos.

Você já parou para pensar, por exemplo, como as lojas Havan fomentam a economia local toda vez que abre uma loja numa cidade diferente? Centenas de empregos são gerados, aumenta a arrecadação de impostos municipais e estaduais, além de estimular outros negócios na região, como fornecedores de mídia e propaganda, por exemplo.

Vamos explorar um poucos mais desses benefícios a seguir e compreender como regionalizar também traz vantagens para região e não somente para a empresa.

Estimular a Inovação e o Crescimento

É fácil ver os benefícios das empresas para a sociedade como um todo, porque as empresas, particularmente grandes corporações e fabricantes, são os produtores de muitos dos bens e serviços que o público consome. No entanto, é necessário que essas empresas continuem sendo levadas à frente por empreendedores inovadores.

Quando você chega pela primeira vez em uma região, é preciso se destacar da multidão para serem competitivos no mercado. A estratégia de regionalização tem essa qualidade. Você pode ter uma empresa grande e bem consolidada em uma determinada região, mas as vezes é complicado adentrar outra que talvez já possua um concorrente bem consolidado.

Por isso, a regionalização fomenta a economia local estimulando a inovação e o crescimento das empresas no mercado regional.

Fomentar a economia local para gerar empregos

A importância da regionalização na economia local é bastante perceptível nos números de emprego. As filiais (quando não levam consigo profissionais em cargos estratégicos) tendem a contratar funcionários que moram perto de onde operam, aumentando assim as taxas de emprego locais. Com seus ganhos, os trabalhadores compram bens e serviços, aumenta em seu padrão de vida, de modo que o dinheiro é devolvido a outras empresas locais.

Não somente com a abertura de uma filial, a regionalização também garante ou cria empregos em outros setores, principalmente na mídia. Emissoras de TV, fornecedores para campanhas de OHH, entre outros.

Interfere em outros negócios

Novas empresas locais não apenas têm a capacidade de criar riqueza e prosperidade para seus proprietários, mas também para seus funcionários e para a sociedade em geral.

Por exemplo, que é uma despesa para você é a renda de outra pessoa. Os custos trabalhistas de sua empresa são os salários e vencimentos que você paga a seus empregados. Os custos das matérias-primas são vendas para os produtores ou atacadistas das matérias-primas. As despesas com frete significam receita para as empresas de transporte rodoviário e ferroviário que você usa.

Acesso aos Serviços

Juntamente com os aumentos de padrão de vida inerentes ao aumento do emprego local, a presença de muitos tipos de negócios pode elevar ainda mais o padrão de vida, proporcionando uma gama mais ampla de serviços e comodidades na área local. Você já reparou como a construção de um shopping afeta a vida da comunidade? Adicionar uma sala de cinema a uma cidade pequena, por exemplo, pode adicionar uma opção de entretenimento aos moradores locais, ao mesmo tempo em que traz dinheiro de comunidades periféricas.

Seu serviço sempre será bem vindo para a comunidade local, seja ele novo ou concorrente. Regionalização sua empresa fomenta a economia local abrangendo a gama de serviços.

Mantém o dinheiro em comunidades locais

Pagar impostos não é algo muito atrativo, mas é necessário. Parte do dinheiro dos impostos das empresas, pago tanto por funcionários quanto por empresas, permanece local e beneficia ainda mais as comunidades por meio de seu apoio a escolas, estradas e serviços municipais.

Os consumidores muitas vezes compram bens e serviços de pequenas empresas próximas e não de grandes lojas de marca porque querem apoiar indivíduos e donos de lojas em suas comunidades locais. Da mesma forma, as empresas tendem a apoiar outros proprietários de empresas, comprando suprimentos, firmando parcerias em esforços de marketing e criando um ciclo de suporte que ajuda a localizar economias para prosperar.

Uma identidade compartilhada da comunidade

Também é significativa a importância do envolvimento da empresas na vida cívica e cultural de pequenas cidades e comunidades locais. Os proprietários de empresas têm interesse em estimular a economia local e dirigir os negócios não apenas para suas próprias lojas, mas para a área em que vivem. Normalmente, esses proprietários também estão ativamente envolvidos no apoio às organizações comunitárias e no retorno a grupos de caridade em sua região.

Muitas comunidades formam redes de negócios para apoiar umas às outras em seus esforços de marketing. Eles trabalham para educar a comunidade sobre a importância de “fazer compras locais” e apoiar empresas que se esforçam para operar usando práticas sustentáveis. Eles trabalham juntos para impactar as políticas governamentais, apoiar locais de arte e cultura locais e compartilhar recursos.

Cultivando Clientes Fidelizados

As empresas com foco local têm a vantagem de cultivar uma base de clientes fiéis. Embora isso possa não influenciar o crescimento da empresa, ela garante um certo nível de sustentabilidade financeira e ajuda a garantir que a empresa mantenha uma reputação positiva em pelo menos uma região. Também pode ajudar empresas a atravessar tempos econômicos mais difíceis, pelo menos temporariamente.

Não precisa estar fisicamente presente para fomentar a economia local

Uma filial fomenta a economia local de maneira plena, porém é possível fazer isso sem precisar estar fisicamente presente. Uma estratégia de regionalização envolve compra de mídia offline, aluguel de espaço, comerciais de TV, merchandising, mídia OOH e afins.

Mas não somente inerente ao universo midiático, dependendo do setor da sua empresa, outro setores podem ser beneficiados, como distribuidoras, fornecedores,Toda essa movimentação também fomenta a economia local, fazendo com que empresas de todos esses setores tenham mais demanda, contratem mais funcionários e busquem novos parceiros.

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