Prepare-se para investir em marketing

Por abril 26, 2018 julho 11th, 2019 Marketing

Você está preparado para investir em marketing no próximo ano? No Brasil, em 2017 tivemos um crescimento exorbitante no número de anunciantes, bem como no investimento em propaganda.

De acordo com a pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, 61.380 anunciantes expuseram suas marcas nos meios e veículos de comunicação, sendo a indústria farmacêutica a que mais investiu, possuindo quatro anunciantes entre os 10 maiores: Hypermarcas em primeiro lugar, a Genomma na vice-liderança, a Divcom Pharma Nordeste vem em 6º lugar e Ultrafarma na 10ª posição.

Isso nos mostra que mesmo com a crise financeira assolando nosso país, as empresas não deixaram de investir em marketing. Muito pelo contrário, o investimento foi ainda maior! Dos segmentos, apenas comércio, automotivo e bebida tiveram uma pequena refração em relação a 2016. Por outro lado, os segmentos que mais cresceram foram Administração Pública e Social e Farmacêutico.

Esse crescimento se dá por causa de um pequeno aumento no PIB (1%) e a elevação nos índices de consumo. Este ano promete ser ainda maior, pois há uma expectativa de crescimento na economia devido a Copa do Mundo e as eleições. O que deverá movimentar ainda mais o mercado de mídia em 2018.

Por isso, prepare-se para investir em marketing

Todas esses dados nos mostram que 2018 é o ano perfeito para investir em marketing. Uma porque o ambiente estará propenso a isso e outra porque certamente seus concorrentes estarão investindo.

No entanto, por causa das expectativas para este ano, os veículos tendem a encarecer um pouco os valores dos anúncios. Por isso, procure investir em canais regionais. A regionalização da mídia traz inúmeros benefícios, entre eles a economia e um excelente custo-benefício.

Como investir em marketing de maneira “orgânica”

Concentrando seus investimentos em marketing num nível local, você se coloca a disposição de um público mais relevante – especialmente se sua empresa é local. E outra, você pode achar que o marketing boca-a-boca ficou em segundo plano por causa das redes sociais. Não o subestime! Ele está vivo e tão efetivo quanto.

De acordo com a empresa de pesquisa de consumo Nielsen, 77% dos entrevistados são mais propensos a comprar um novo produto quando recebem sugestões de amigos e familiares.

Para impulsionar seus negócios, adicione páginas de empresas locais em suas redes sociais, tal como Facebook e Google Plus, isso vai ajudar os cliente te encontrarem nas pesquisas feitas pela internet. Sem contar, é claro, a presença digital com seu site e blog com atualizações semanais.

Nunca se esqueça: a interação cara a cara ainda é uma de suas ferramentas mais valiosas como proprietário de uma empresa. Ter um bom papo, boa aparência e atender da melhor forma possível faz com que você se destaque na mente de um cliente.

Especialistas aconselham que você conheça pelo menos cinco pessoas novas por semana. Procure uma oportunidade para iniciar uma conversa, em um posto de gasolina, com pais descansando em um parquinho enquanto seus filhos brincam, em uma padaria ou na fila do mercado. Tenha cartões de visita prontos, caso você enxergue um negócio em potencial.

Invista em marketing também de maneira estratégica

Muitas vezes você estará perdendo dinheiro divulgando para o Brasil inteiro. É bem mais proveitoso (e barato) regionalizar a publicidade de sua empresa, prezando pela qualidade do alcance, do material, do produto ou serviço, enfim, de tudo o que está ligado a promoção.

Como se faz isso? Investindo em veículos e canais locais: emissoras de TV, estações de rádio, revistas, jornais e sites de portais regionais. Além disso é claro, em conjunto com uma estratégia de marketing digital, direcionando seus esforços para atingir o público da sua cidade e região: Adwords, Facebook Business, Insta Ads e afins.

E para tudo isso, conte conosco! A Soluções Mídia Brasil tem especialistas com know-how suficiente para impulsionar os negócios da sua empresa de maneira local.

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Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth