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Como ir além dos anúncios no Facebook e Instagram em sua estratégia de marketing.

Marketing digital vai muito além de fazer um bom trabalho com anúncios no Facebook e Instagram. Existem inúmeras estratégias no marketing digital (além de outras redes sociais) que você poderia usufruir e ter resultados multiplicados.

Afinal, quem usa Instagram e Facebook, talvez também use o Youtube, o LinkedIn, Waze, o Pinterest, Google Search… enfim, quem está na internet, está como um todo e usufrui dela de muitas maneiras.


Não seria interessante você estar presente na maioria desses canais e aparecer para o seu público-alvo constantemente? Por isso, vamos falar sobre como você pode ir além do Facebook e Instagram na sua estratégia de marketing.

Google Meu Negócio

Se você deseja alcançar seu público-alvo local onde ele está pesquisando, verifique se você está configurado com o Google Meu Negócio. Este serviço de listagem é para empresas que atendem principalmente clientes em sua área local, aumentando a visibilidade on-line para as pessoas que estão pesquisando nas proximidades.

Gratuito e fácil de usar, você pode gerenciar sua presença on-line na Pesquisa do Google e no Google Maps, incluindo a verificação das informações da sua empresa. Tudo o que você precisa é de uma Conta do Google!

Sua empresa aparecerá na pesquisa do Google como um serviço distinto com todas as informações relevantes organizadas, prontas para serem visualizadas pelos clientes, tanto existentes e quanto os novos.

Listamos os principais benefícios para usar o Google Meu Negócio aqui:

  • Permita que seus clientes recebam os detalhes de que precisam rapidamente. Incluindo instruções de direção, horário de funcionamento e informações de contato. No celular, isso também inclui um botão “Ligar”.
  • Atualize facilmente seus dados se mudar de local ou alterar seu número. A alteração disso no My Business entrará em vigor em todos os outros canais do Google.
  • Eficaz como uma ferramenta de SEO local. Os proprietários de empresas podem inserir grandes quantidades de dados importantes diretamente no Google. Como resultado, as empresas terão uma chance muito maior de serem reconhecidas e classificadas bem na pesquisa do Google.
  • Aparece no Google Maps. Isso é incrivelmente útil para clientes locais que pesquisam serviços na área.
  • Mantenha seus clientes atualizados com as postagens do Google em seu perfil. Você pode adicionar imagens, ofertas e links para páginas específicas em seu site aqui.
  • É publicidade totalmente gratuita no maior motor de busca do mundo!

Definitivamente não tem como fazer marketing digital sem estar no Google My Business, ele é fundamental para o seu sucesso na internet.

Pinterest

O Pinterest tem números impressionantes: a meia-vida de um pin do Pinterest é 1.600 vezes mais longa que uma postagem no Facebook. O usuário médio do Pinterest passa 14,2 minutos pinning todas as vezes que faz login. Em 2014, o Pinterest foi a rede social que mais cresceu (impressionantes 97%).

Com números como esses, é fácil ver em que potencia o Pinterest se tornou. Está crescendo como louco e as taxas de engajamento são extraordinárias! E o mais importante: o seu conteúdo tem uma vida útil mais longa no Pinterest do que em qualquer outra rede social.

Imagine o seu melhor conteúdo aparecendo no feed do Pinterest 4 ou 5 meses depois de ter sido marcado pela primeira vez! Esta é uma ocorrência comum no Pinterest.

Compare isso com o fluxo acelerado do Twitter ou com o feed de notícias hipercompetitivo do Facebook e você entenderá rapidamente o valor.

Você pode imaginar os benefícios de uma rede social em que seu conteúdo não perde fôlego nas primeiras horas – mas, na verdade, pode ter MAIS visibilidade ao longo do tempo e ainda enviar meses de tráfego após a publicação? Este é o Pinterest e ele definitivamente merece a sua atenção!

Twitter

O Twitter é sem dúvida um dos nomes mais reconhecidos nas mídias sociais. Mas muitas empresas ainda hesitam em participar do Twitter para fins de marketing. Eles podem não entender o valor do Twitter ou, antes, recentemente recusar devido ao limite de 140 caracteres. No entanto, com dados que sustentam o valor comercial do Twitter e a expansão de 280 caracteres, a rede está pronta para o sucesso.

Cerca 52% dos usuários do Twitter afirmam que compraram um produto que viram no Twitter primeiro e 81% dos usuários dizem que o Twitter é mais influente do que a TV em suas decisões de compra.

Além disso, se você estiver tentando descobrir o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca, o Twitter facilita a coleta de informações porque você pode acompanhar quando as pessoas mencionam o nome da sua empresa ou a conta do Twitter em tweets.

Além disso, se você tiver uma hashtag especial associada à sua organização, poderá descobrir quem está mencionando sua hashtag. Esta é uma ótima fonte de dados de branding em tempo real.

Sugerimos utilizar o próprio Tweet Deck do Twitter! O painel de controle personalizável permite que os profissionais de marketing programem tweets, além de rastrear menções e hashtags.

No Twitter, você também pode direcionar seus seguidores ao conteúdo do seu site. Talvez você tenha uma postagem no blog para compartilhar ou talvez tenha desenvolvido uma página de destino para uma determinada campanha de marketing.

De qualquer forma, você pode usar o Twitter para obter novos usuários para o seu site com uma mensagem rápida e um link, apenas.

Linkedin

O LinkedIn é frequentemente descrito como a quarta rede social, atrás do Facebook, Instagram e Twitter, mas realmente tem um propósito completamente diferente para as redes mais voltadas para o consumidor.

O LinkedIn foi criado com base em conexões, fazendo mais contatos comerciais e conectando-se a pessoas com quem você costumava trabalhar e que podem recomendá-lo como um potencial parceiro de negócios para outras pessoas.

Ele também atua como um CV digital – em algum lugar qualquer um pode ver onde você trabalhou, por quanto tempo e o que você conseguiu em cada posição.

No entanto, a única diferença entre um currículo regular e um perfil do LinkedIn é que todos podem vê-lo.

Segundo o LinkedIn, 500 milhões de pessoas têm um perfil no LinkedIn e, mesmo que não usem a plataforma para as redes do dia-a-dia, é um lugar bastante impressionante para começar a fazer contatos comerciais, principalmente se sua empresa for B2B.

Waze

O Waze é um aplicativo de busca de orientação comunitário que busca fornecer uma experiência de direção melhor para todos. Ele permite que os usuários transmitam informações sobre tudo, desde padrões de tráfego até locais de acidentes, policiais e até buracos.

Com mais de 100 milhões de usuários ativos diariamente, o Waze se tornou a mais nova maneira de alcançar seu público-alvo, onde eles passam a maior parte do tempo – viajando diariamente!

De propriedade do Google, o Waze está alavancando seu público com a capacidade de anunciar dentro do aplicativo. Por que você usaria o Waze Local para sua empresa? Para criar reconhecimento da marca ou direcionar ações para sua localização.

Você pode ficar na frente de seu público-alvo, dependendo da localização deles e do trajeto que eles estão tomando. Da mesma forma, você pode tornar novos clientes cientes de seus locais, ajudando a aumentar o tráfego na loja.

O Waze Local permite que você se conecte com os clientes por meio de três tipos de anúncios: pinos, takeover e pesquisa promovida.

  • Pinos: Como um letreiro de loja, os Pinos lembram os motoristas que o seu negócio está próximo de seu trajeto.
  • Takeover: O Takeover é um outdoor digital. Ele é exibido quando os motoristas param o veículo.
  • Pesquisa promovida: Seu negócio será promovido no topo das buscas e incluirá o seu logo.

Spotify

As pessoas não ouvem mais a música; elas experimentam isso. A publicidade em uma plataforma como o Spotify pode expor os ouvintes à sua marca de uma maneira envolvente.

Spotify pode ser usado para comercializar o seu negócio de forma semelhante como um anúncio de rádio. Você também pode patrocinar sessões de streaming e playlists para ver as pessoas com maior probabilidade de entrar em contato com sua mensagem.

Hoje, o Spotify possui mais de 70 milhões de assinantes. No entanto, são realmente as pessoas que ouvem de graça que ouvem seus anúncios. São mais de 90 milhões de pessoas que aproveitam o serviço gratuitamente.

Se o Spotify está tentando empurrar os ouvintes para a sua versão premium, que não joga ou mostra anúncios, por que você iria querer anunciar na plataforma? Ao contrário do que muitos pensam, o vice-presidente de produtos da Spotify, Jason Richman, confirmou que a empresa vê sua versão gratuita como um serviço separado que ela quer que as pessoas usem.

Youtube

Quando você vai ao YouTube, quanto tempo você passa assistindo vídeos? Se você tivesse que adivinhar, o que você diria?

Você pode se surpreender ao saber que o usuário médio gasta 40 minutos por sessão no YouTube.

Nesse intervalo de 40 minutos, o usuário será exposto a vários anúncios do YouTube, que é onde sua empresa precisa estar. Mais e mais pessoas estão indo para a Internet para conferir suas notícias e assistir seus programas de televisão. A veiculação de um anúncio no YouTube permite que você se conecte com clientes em potencial por meio de uma abordagem mais direcionada.

Se você estiver pensando em anunciar sua empresa no YouTube, saiba que existem muitas vantagens, incluindo:

Alcance: O YouTube tem 1,3 bilhão de usuários – quase um terço de todas as pessoas na internet – e os usuários assistem quase cinco bilhões de vídeos diariamente. Espera-se que esses números continuem aumentando ano após ano. Por isso, o YouTube oferece uma ótima oportunidade para que sua mensagem alcance milhões de pessoas que têm o potencial de se tornarem clientes em potencial.

Targeting: Com os anúncios do YouTube, há muitas opções de segmentação para você escolher. Esses incluem:

  • Tópico – o assunto do conteúdo de vídeo do YouTube
  • Dados demográficos – idade e sexo
  • Palavras-chave – palavras-chave específicas relevantes para o anúncio
  • Canais – páginas específicas do YouTube relevantes para anúncios
  • Categoria – interesse do usuário

Você também pode excluir categorias, palavras-chave e conteúdo para evitar a associação com vídeos que não deseja.

Tempo: Em comparação com outros canais de mídia social, os usuários do YouTube tendem a gastar mais tempo na plataforma. Isso é ótimo para empresas que querem atrair mais atenção para seus anúncios. No celular, especificamente, o YouTube informa que o tempo médio da sessão é de mais de 40 minutos.

Custo: Quer saber quanto custará um anúncio do YouTube? Com a publicidade do YouTube, você paga por visualização de vídeo. Então, quanto custa a publicidade no YouTube? Um anúncio em vídeo típico varia entre R$ 0,10 e R$ 0,30 por visualização, dependendo da qualidade do seu vídeo, sua segmentação e sua meta geral.

Ao assistir a um vídeo do YouTube, você já viu esse botão que diz “Pular anúncio”? Em caso afirmativo, você pode ficar preocupado em pagar por uma visualização quando o usuário não vê o anúncio inteiro. Mas esse não é o caso: o YouTube não cobra um anunciante nos primeiros cinco segundos. Os espectadores têm a opção de assistir a um anúncio ou a impressão é gratuita.

Mensurável: A publicidade no YouTube é mais mensurável do que a publicidade televisiva. Como? Você pode acompanhar o sucesso do vídeo digitalmente utilizando cliques e pode pedir ao seu departamento de atendimento ao cliente para perguntarem onde o consumidor ouviu falar de seu produto ou serviço. O YouTube permite que você veja quando alguém deixou de assistir ao seu vídeo, bem como quando as pessoas assistiram ao vídeo com mais frequência por meio do YouTube Analytics.

E agora?


Bom, agora que você já viu que existem outras estratégias além do Facebook e Instagram, está na hora de colocá-las em prática! Nós da SM/BR somos especialistas em marketing digital e sabemos que fazer todas esses investimentos requer tempo e atenção integral. Por isso, nada melhor do que contar com a expertise e o knowhow da maior agência de regionalização do país para cuidar das suas estratégias de marketing.

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Walter Ziebarth

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Walter Ziebarth

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