Anúncios no Gmail: como usar o e-mail para promover sua oferta

Por fevereiro 7, 2019 julho 11th, 2019 Anúncios

Hoje uma pessoa gasta em média 4,1 horas checando o e-mail de trabalho todos os dias – ou seja, 20,5 horas por semana! Com esse tempo dedicado ao e-mail, é fácil entender por que os anúncios no Gmail podem ser uma das melhores maneiras de segmentar clientes em potencial.

Embora a geração de leads seja uma maneira de entrar na caixa de entrada de um possível cliente, pode ser um desafio para muitas empresas. Os anúncios no Gmail fornecem uma maneira de convencer os leads a entregar suas informações pessoais.

O que são anúncios no Gmail?

Anúncios no Gmail

Os anúncios no Gmail, também conhecidos como Anúncios Patrocinados do Gmail e Anúncios de promoção patrocinados do Gmail, são anúncios pagos e interativos que os anunciantes podem exibir nas caixas de entrada de e-mail dos clientes em potencial. Os anúncios no Gmail são exibidos na parte superior da caixa de entrada de um usuário na guia social ou de promoções.

A princípio, o anúncio se parece com um e-mail típico com uma linha de assunto, a opção de encaminhar a mensagem, salvar a mensagem e muito mais. Depois que qualquer parte do anúncio é clicada, ele abre o anúncio de e-mail completo. Também é mostrado o anúncio de margem direita que contém o mesmo link do anúncio completo.

Como os anúncios no Gmail funcionam?

Semelhante a um anúncio do Yahoo Mail, os anúncios no Gmail podem ser:

Clicados para uma possível conversão
Salvos na caixa de entrada do usuário (clicando no ícone de estrela na parte superior do e-mail ou no botão “Salvar na caixa de entrada” na parte inferior do e-mail)
Encaminhado para outra pessoa (clicando no botão azul “Encaminhar” na parte inferior do email)
Fechados sem tomar qualquer ação

Os usuários podem interagir com seu anúncio do Gmail expandido de várias maneiras diferentes, dependendo de seus elementos e layout. As opções incluem reproduzir um vídeo, preencher um formulário de captura de leads, clicar no seu website ou página de destino ou no celular, clicar para ligar ou fazer o download de um aplicativo.

O Google otimiza automaticamente os anúncios no Gmail para garantir que eles sejam esteticamente agradáveis ​​onde quer que sejam exibidos: computador, celular ou o aplicativo do Gmail.

Em todos os locais, as imagens são redimensionadas corretamente; o texto é formatado apropriadamente, os botões de CTA são posicionados para se destacar, etc., para proporcionar aos espectadores uma boa experiência do usuário.

Como funciona as cobranças dos anúncios no Gmail

É importante observar que os anúncios no Gmail são anúncios pay-per-click, ou seja, você paga apenas pelo clique que expande seu anúncio inicialmente, em vez de toda vez que alguém interage com seu anúncio expandido.

Opções de segmentação do Gmail

A nova experiência do AdWords divide as suas opções de segmentação por público-alvo em três grupos:

Afinidade e afinidade personalizada: quais são seus interesses e hábitos
Intenção no mercado e personalizada: o que eles estão pesquisando ou planejando ativamente
Remarketing e públicos-alvo semelhantes: como eles interagiram com sua empresa

Segmentar por interesses e hábitos

Segmente pessoas com interesses alinhados aos seus anúncios. Por exemplo, você pode segmentar pessoas interessadas em beleza e bem-estar, viagens, serviços bancários e finanças e até mesmo leitores de notícias ávidos. Se a seleção predefinida do Google não for específica o suficiente para você, você poderá usar públicos-alvo de afinidade personalizados para segmentar pessoas que:

Pesquisaram uma palavra-chave relacionada à sua afinidade personalizada
Aplicativos instalados que segmentam pessoas com sua afinidade personalizada
Demonstrou interesse em sua localização segmentada
Websites visitados que se enquadram na sua categoria de afinidade

Alvo por intenção

Lembre-se, a vantagem mais notável do Google em relação a outras plataformas de publicidade é sua capacidade de prever a probabilidade de compra de alguém. O Google AdWords pode ajudar você a segmentar um público-alvo para o qual sua empresa pode vir a ajudar.

Audiências no mercado

O Google permite segmentar públicos-alvo no mercado ou pessoas que procuram ativamente comprar seus produtos ou serviços. Esses clientes geralmente comparam diferentes ofertas de produtos à medida que avançam para puxar o gatilho.

Intenção Personalizada

Embora a segmentação por palavras-chave seja ótima, a intenção personalizada usa dados além dos sinais e cliques de pesquisa. O Google agora está lançando o histórico do Chrome, os sinais do YouTube e os dados de instalação do aplicativo no mix. Embora o Google AdWords crie automaticamente públicos de intenção personalizados para todos os anúncios gráficos, sugerimos que você dê uma olhada nos bastidores para alcançar o público-alvo que causará mais impacto à sua empresa.

Eventos da vida

Todo mundo gosta do seu grande dia. Quer esteja sendo aceito na faculdade dos seus sonhos, mudando-se para outra cidade, começando um novo trabalho ou adotando impulsivamente um cachorrinho – seja lá o que for – esses momentos da vida impactam nossas vidas para sempre.

E em cada momento crucial da vida, há empresas que podem ajudar as pessoas a aproveitá-lo ao máximo. O Google fornece opções de publicidade que segmentam pessoas que passam por (ou o Google acha que vai passar por) momentos significativos da vida, para que você possa capturar as pessoas certas no momento certo. Esses eventos da vida incluem pessoas que estão:

prestes a entrar na faculdade
recentemente se formou na faculdade
prestes a se casar
recentemente se casou
prestes a se mudar
recentemente se mudou

Palavras-chave do público

As pesquisas do Google e o histórico de navegação do website informam muito ao Google sobre um usuário, o que torna a segmentação por palavras-chave de público-alvo uma opção de segmentação tão eficiente. Ao especificar as palavras-chave que você deseja segmentar, seu anúncio pode ser exibido para um público-alvo mais relevante.

No passado, as palavras-chave de público-alvo eram a única maneira de segmentar públicos-alvo personalizados. No entanto, a nova experiência do AdWords usa os públicos de intenção personalizados para fazer isso.

Remarketing

O remarketing é uma estratégia que segmenta pessoas que já se envolveram ou interagiram com seu conteúdo ou site. Você pode segmentar visitantes de sites, usuários do YouTube, usuários de aplicativos, listas de clientes ou uma combinação personalizada de todos eles.

Públicos-alvo semelhantes

Se você já tem uma lista de clientes, o Google pode ajudar você a encontrar mais pessoas parecidas com seu público atual. Isso, inteligentemente, é chamado de público similar. Esta é uma tática de geração de leads particularmente eficaz se você já tiver uma base de clientes de alta conversão!

Segmentação demográfica

Esse é o tipo mais comum de segmentação, especialmente para anunciantes tradicionais. Você pode segmentar por faixa etária, sexo, status parental, educação, propriedade da casa, estado civil, ocupação e renda familiar.

Cuidado com a segmentação automatizada!

Conforme o Google continua simplificando o Google AdWords, eles fazem um esforço cada vez maior para a automação. Ao criar um anúncio gráfico, a configuração padrão da segmentação automatizada é definida como “automação conservadora”, mas cuidado! Embora isso possa ser uma opção decente para anunciantes iniciantes, é uma prática recomendada desativar isso e identificar seu próprio público. Se você quiser encontrar mais clientes, como seu público atual, saiba como criar um público semelhante.

Práticas recomendadas para anúncios no Gmail

1. Promover uma oferta no topo do funil

Os usuários do Gmail que visualizam seus anúncios geralmente estão no topo do seu funil de marketing, provavelmente na fase de conscientização ou avaliação. Para atraí-los, você deve reconhecer que eles provavelmente têm pouca familiaridade com sua marca e produto. Além disso, como eles não o procuraram (como é o caso dos anúncios de pesquisa paga), provavelmente têm pouca ou nenhuma intenção de comprar.

Como seus clientes em potencial não estão prontos para fazer uma compra, seu anúncio deve se concentrar em oferecer conteúdo gratuito ou coletar informações de leads, como um endereço de e-mail, para começar a enviar-lhes e-mails reais . Um webinar educacional com um formulário de registro ou um PDF para download é uma ótima ideia para nutrir as perspectivas mais abaixo no seu funil.

2. Tire proveito de seus concorrentes

Um dos maiores desafios da publicidade do Gmail é saber se você está segmentando o melhor público-alvo. A estratégia de conquista do concorrente – usando os domínios de seus concorrentes como seu método de segmentação – é ótima para ajustar sua segmentação. Isso permite que seus anúncios sejam exibidos sempre que um usuário do Gmail receber um e-mail de um de seus concorrentes. Em última análise, isso ajuda a atrair um público que provavelmente está altamente interessado em seu produto ou serviço.

3. Crie seu anúncio expandido como uma página de destino

Essas são as palavras exatas do Google. Para fazer isso, você deve se concentrar em vários elementos-chave e nas melhores práticas de design :

Texto: o texto do seu anúncio recolhido deve ser destacada no seu anúncio expandido. Deve ser simples e direto ao ponto, mas também destacar sua proposta de valor única para que os espectadores saibam exatamente quais são os benefícios da sua oferta e o que eles ganham clicando.

Cor da CTA: o seu CTA deve “abrir” o anúncio para chamar a atenção do usuário e persuadi-lo a converter. Isso significa que seu botão deve contrastar com o restante do anúncio.

Texto do CTA: em vez de escrever algo vago como “Enviar”, “Inscrever-se” ou “Fazer o download”, use um texto personalizado e atraente, como “Melhore meu ROI” ou “Quero as dicas gratuitas dos anúncios no Google”.

Imagens: evite usar fotos bregas de estoque gratuito, fotos muito pequenas para entender o contexto ou fotos excessivamente coloridas. Em vez disso, opte por fotos de estúdio, bem trabalhadas, que ajudarão os visitantes a entender melhor o valor da sua oferta.

Conclusão

Os anúncios no Gmail são uma forma extremamente eficaz de interagir com um público-alvo além dos seus esforços de pesquisa tradicionais, pois permitem que você alcance clientes em potencial onde gastam uma grande quantidade de tempo: a caixa de entrada.

Além disso, os anúncios no Gmail também é uma das estratégias de regionalização. O alto grau de segmentação permite você alcançar as pessoas certas e, com uma linguagem regional e contextualizada, poderá conectar-se emocionalmente com o seu público.

Para falar com os Brasis do Brasil, fale com a SMBR.

Gostou do post? Avalie ☝🏾
Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth