Anúncios em Podcasts: o que você precisa saber

Por março 7, 2018 julho 11th, 2019 Anúncios, Spotify

O número de anúncios em podcasts tem crescido exponencialmente nos últimos dois anos. Isso porque a proporção de pessoas ouvindo podcasts quase dobrou nos últimos nove anos e deverá continuar crescendo no futuro. E, como o interesse em podcasts aumentou acentuadamente, um número crescente de anunciantes aproveita essa tendência para promover seus produtos e serviços.

De acordo com o Podcasting Audit Study, espera-se que os anunciantes gastem cerca de US$ 500 milhões em anúncios de podcast em 2020.

Olhe para o anúncio de banner tradicional: a taxa média de cliques é de 0,06%. Claro que diferentes tamanhos de anúncios e posicionamento podem alterar esse número consideravelmente, mas mesmo o anúncio de banner bem otimizado é improvável obter mais de um clique a cada trezentas impressões. Esse fenômeno da “cegueira do banner” surgiu a partir do momento em que os hábitos dos internautas mudaram e já não consideraram este tipo de anúncio muito agradável.

Então, por que o podcast é uma forma mais eficaz para as marcas ganharem atenção? Justamente porque oferece vários benefícios únicos:

  1. Os podcasts tendem a ser meios altamente envolventes para a entrega de mensagens. Dada a natureza de áudio dos podcasts, os ouvintes tendem a guardar cada palavra, tornando-os um excelente público para os anunciantes que estão tentando fazer suas marcas serem conhecidas. Você não precisa se preocupar com o ajuste de seu anúncio como eles fazem em muitos outros meios.
  2. As pessoas ouvem podcasts porque têm um profundo respeito pelo host, ou apresentador. E desde que eles confiem nos hosts de seus podcasts favoritos, eles são muito mais receptivos às marcas que esses apresentadores decidem anunciar.

3 etapas importantes para uma campanha bem sucedida

Podcast é uma ótima maneira de promover sua marca e produtos, mas também há muitas coisas que podem dar errado se você não souber como fazer. Em particular, existem três etapas importantes para uma campanha publicitária de podcast bem sucedida que cada marca precisa estar ciente de:

  • Encontrar podcasts que atraem seu público-alvo
  • Compreender qual o motivo da audiência
  • Adaptar o anúncio para atender aos objetivos de conversão da marca

As marcas que entenderem essas práticas provavelmente verão seus anúncios em podcast superarem substancialmente aqueles em outros meios. Porém, é um trabalho bastante desgastante e contratar profissionais especializados em identificar e definir o público-alvo é a melhor ideia para acertar em cheio.

Quantificando seu ROI em anúncios de podcasts

Duas opções para você medir o resultado sobre o investimento (ROI) em uma campanha de podcast:

1º opção: código do cupom. Geralmente, os apresentadores fornecem um código promocional único aos seus ouvintes para que toda vez que alguém faça uma compra usando esse código no site do anunciante, você pode compreender que eles vieram do podcast. Cerca de 80% dos anunciantes de podcast usam esse método para medir ROI.

Claro, este método não é tão preciso. Por exemplo: Se alguém ouvir seu produto em um podcast e decidir tentar, mas esquece o código? Além disso, graças a sites de lista de cupons, os códigos promocionais têm uma maneira rápida de se espalhar pela web.

2ª opção: um link exclusivo nas descrições do podcast. Esta abordagem lhe dará melhores dados – se você quiser estatísticas realmente específicas, sugiro usar um link diferente para cada episódio, para que você possa exibir anúncios diferentes e descobrir quais geram mais leads.

No entanto, é necessário que os ouvintes “procurem o link” na descrição da página onde se encontra o podcast.

Boas notícias =)

Anúncios em podcasts definitivamente tem suas vantagens e complicações. Mas há uma excelente notícia: você ainda não tem muita concorrência. Na verdade, um terço dos podcasts não tem patrocinadores, e os outros dois terços vendem apenas 30% de seus espaços publicitários. Se você começar a anunciar agora, você poderá sair na frente dos seus concorrentes.

Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth