O que é transformação digital e porque ela é importante

Por abril 5, 2018 julho 11th, 2019 Transformação Digital

A transformação digital é um imperativo para todos os negócios, desde o pequeno até o grande. Essa mensagem aparece em alto e bom tom a partir de aparentemente cada keynote, painel, artigo ou estudo relacionado a como as empresas podem permanecer competitivas e relevantes à medida que o mundo se torna cada vez mais digital.

O que não está claro para muitos empresários é o que significa transformação digital. É apenas uma maneira bonita de dizer que usa a nuvem? Quais são as etapas específicas que precisamos seguir?

Precisamos criar novos empregos para nos ajudar a criar uma estrutura para a transformação digital ou contratar um serviço de consultoria? Quais partes da nossa estratégia de negócios precisam mudar? Isso realmente vale a pena?

Este artigo tem como objetivo responder a algumas das perguntas comuns sobre a transformação digital e fornecer clareza, especificamente para os CIOs e líderes de TI, incluindo muitas citações de especialistas em transformação digital.

Como a tecnologia desempenha um papel fundamental na capacidade de uma empresa evoluir no mercado e aumentar continuamente o valor para os clientes, os CIOs devem liderar suas organizações por meio da transformação digital.

O que é transformação digital?

Como a transformação digital é diferente para cada empresa, pode ser difícil identificar uma definição que se aplique a todos. No entanto, de maneira geral, definimos a transformação digital como a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, resultando em mudanças fundamentais na forma como as empresas operam e como elas agregam valor aos clientes.

Além disso, é uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem continuamente o status quo, experimentem com frequência e se sintam confortáveis com o fracasso. Isso às vezes significa afastar-se de processos empresariais de longa data em que as empresas foram construídas em favor de práticas relativamente novas que ainda estão sendo definidas.

Com uma infinidade de artigos e várias definições de transformação digital, é fácil perceber por que há alguma confusão em torno do assunto. Por exemplo, o autor Greg Verdino se concentra no que as empresas que passam pela transformação digital podem esperar alcançar. Ele diz: “A transformação digital fecha a lacuna entre o que os clientes digitais já esperam e o que as empresas analógicas realmente oferecem”.

Outra definição enfatiza: “[Transformação digital] envolve uma mudança de liderança, pensamento diferenciado, incentivo à inovação e novos modelos de negócios, incorporando a digitalização de ativos e um uso crescente de tecnologia para melhorar a experiência dos funcionários, clientes, fornecedores, parceiros e partes interessadas da sua organização. ”

E a definição da Wikipedia, embora vaga, aborda como os efeitos da transformação digital se estendem além das empresas para a sociedade como um todo. “A transformação digital é a mudança associada à aplicação da tecnologia digital em todos os aspectos da sociedade humana”, afirma.

Por que a transformação digital é importante?

Há uma série de razões pelas quais uma empresa pode passar por transformação digital, mas, de longe, o motivo mais provável é que elas precisam passar por isso. É um problema de sobrevivência para muitos.

Howard King, em um artigo escrito para o The Guardian, coloca desta forma: “As empresas não se transformam por opção, porque é caro e arriscado. As empresas passam por transformação quando não conseguem evoluir ”.

Mas mesmo que os empresários não acreditem que precisam se transformar, há muitas razões pelas quais eles deveriam considerá-lo de qualquer maneira.

  • Seus concorrentes estão fazendo isso. Até 2020, cerca de metade da receita das empresas já estarão entrando por causa das transformações digitais .
  • Isso os tornará mais lucrativos. As empresas que adotam a transformação digital são 26% mais lucrativas que seus concorrentes médios do setor e desfrutam de uma valorização do mercado 12% maior.
  • Isso os tornará mais eficientes. Nove entre dez tomadores de decisão de TI afirmam que os sistemas atuais estão impedindo-os de aproveitar as tecnologias digitais de que precisam para crescer e se tornar mais eficientes.
  • Seus clientes irão agradecer-lhes. Independentemente de serem clientes externos ou funcionários internos, as pessoas já adotaram amplamente as práticas digitais em todas as facetas de suas vidas, desde compras on-line por meio de dispositivos móveis até ajustes remotos do termostato residencial. Eles estão esperando que as empresas o acompanhem.

Como posso começar a transformação digital?

À medida que as empresas formulam sua própria estratégia de transformação digital, há muito a ser aprendido com CIOs e líderes de TI que já iniciaram suas jornadas. A transformação digital é um empreendimento gigantesco, especialmente para empresas maiores e bem estabelecidas. Quando bem feito, produzirá um negócio mais alinhado com as demandas dos clientes e resiliente no futuro digital em rápida evolução.

Para mais insights sobre transformação digital, continue acompanhando nosso blog.

4/5 - (1 vote)
Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth