Anunciar no YouTube tem vários benefícios. Hoje um usuário média gasta 40 minutos por sessão no YouTube. Quando você entra no YouTube, por quanto tempo você assiste a vídeos? Se você tivesse que adivinhar, o que você diria? Muitas vezes passamos horas e nem percebemos.

Dentro deste intervalo de tempo de 40 minutos, o usuário será exposto vários anúncios do YouTube – que é onde sua pequena empresa deve estar. Mais e mais pessoas estão se voltando para a Internet para suas notícias e programação de televisão.

Em vez de publicar um comercial em canais de publicidade mais tradicionais (rádio, televisão ou impressão), a publicação de um anúncio no YouTube permite que você se conecte com clientes potenciais por meio de uma abordagem mais direcionada.

Benefícios da publicidade no YouTube

Você está pensando em anunciar no YouTube a sua empresa? Há muitas vantagens, incluindo:

1 – Anunciando no YouTube sua marca tem alcance

O YouTube tem 1,3 bilhões de usuários – quase um terço de todas as pessoas na Internet – e os usuários assistem quase cinco bilhões de vídeos diariamente. Espera-se que estes números continuem a aumentar de ano para ano. Devido a isso, o YouTube oferece uma grande oportunidade para que sua mensagem atinja milhões de pessoas que têm o potencial de se tornarem seus clientes.

Além disso é a segunda maior plataforma de busca do mundo, mesmo não sendo criada com este objetivo, e o segundo site mais acessado no Brasil e do mundo.

2 – Segmentação

Com os anúncios do YouTube, há muitas opções de segmentação para você escolher. Esses incluem:

  • Tópico – o assunto do conteúdo de vídeo do YouTube
  • Demografia – idade e sexo
  • Palavras-chave – palavras-chave específicas relevantes para o anúncio
  • Canais – páginas específicas do YouTube relevantes para anúncios
  • Categoria – interesse do usuário

Você também pode excluir categorias, palavras-chave e conteúdo para evitar associação com vídeos que você não deseja.

3 – Tempo

Em comparação com outros canais de mídia social, os usuários do YouTube tendem a gastar mais tempo na plataforma. Isso é ótimo para pequenas empresas que procuram levar mais atenção aos seus anúncios. No celular, especificamente, o YouTube informa que o tempo médio de sessão é de mais de 40 minutos.

4 – Custo para anunciar no YouTube

Quer saber o quanto anunciar no Youtube vai custar? Com a publicidade do YouTube que você paga por visualização de vídeo. Quanto custa a publicidade no YouTube? Um anúncio de vídeo típico é executado entre R$ 0,15 e R$ 0,40 por visualização, dependendo da qualidade do vídeo, da segmentação e do objetivo geral.

Ao assistir a um vídeo do YouTube, você já viu esse botão que diz “Pular anúncio”? Se assim for, você pode estar preocupado que você vai pagar por uma exibição quando o usuário não realmente ver o seu anúncio inteiro. Mas esse não é o caso – o YouTube não cobra um anunciante pelos primeiros cinco segundos.

5 – Mensurável

A publicidade no YouTube é mais mensurável do que a publicidade televisiva. Como? Você pode acompanhar o sucesso do vídeo digitalmente, utilizando cliques e você pode pedir a seus representantes de atendimento ao cliente para perguntar onde o consumidor ouviu falar de seu produto ou serviço. O YouTube permite que você veja quando alguém desistiu de assistir ao seu vídeo, bem como quando as pessoas assistiam ao vídeo com mais frequência através do Google Analytics do YouTube.

Desvantagens da publicidade no YouTube

Embora recomendamos a publicidade do YouTube, há algumas desvantagens que sua pequena empresa também deve considerar:

1 – Segmentação

Sim, isso é tanto um pró como também um contra para publicidade no YouTube. Mesmo depois de estreitar o público para o seu anúncio, ele ainda pode ser um pouco difícil de ficar perfeito. Por quê? Porque são os próprios usuários do YouTube que escolhem as categorias para seus vídeos, e, algumas vezes essas categorias não fazem sentido.

2 – Contexto

Isso vai de mãos dadas com a desvantagem acima. Uma desvantagem com a publicidade do YouTube é que você não pode selecionar os vídeos que seu anúncio será exibido antes. Embora você possa usar a segmentação em certa medida, não há como garantir que seu anúncio será reproduzido em um vídeo relacionado à sua marca ou ao lado de um vídeo de bebês e gatinhos, sem link contextual para sua marca.

Adwords para YouTube

Anúncios em formato de vídeos não são a única forma de comunicar seu negócio dentro do YouTube. Com o Adwords para vídeo, você pode criar anúncios em formatos específicos para o YouTube, usando elementos interativos em suas ofertas.

Os formatos deste anúncios:

  • TrueView In-Stream: Este é um dos formatos mais populares de anúncios na plataforma. Ao assistir 5 segundos o espectador pode pular seu anúncio. Você só paga quando as pessoas assistem 30 segundos, ou realizam alguma ação desejada. Eles podem ser veiculados antes, durante ou depois de outro vídeos do YouTube.

quanto.custa.anunciar.youtube

 

  • Discovery True View:  O discovery aparece ao lado dos vídeos, nos resultados da pesquisa, ou na página inicial do YouTube para computador ou dispositivo móvel. Você paga  quando um espectador clica no anúncio e começa a assistir ao vídeo.  Este formato é muito utilizado para pessoas que fazem pesquisas no YouTube e estão descobrindo novos conteúdos na plataforma. Além disto é possível criar CTAs interativos como convites para visitar seu site, fazer um download ou oferecer cupons de desconto no final da conversa.
    Anúncios bumper: Duram no máximo seis segundos e são exibidos antes, durante ou depois dos vídeos. O interessante que neste caso não é possível pular o anúncio. A cobrança é feita a cada mil impressões do anúncio. Abuse das mensagens curtas e diretas neste formato.

 

Alguma dicas para ter sucesso em suas campanhas:

  • Seja breve mas não deixe de contar uma boa história em seus vídeos.
  • Defina objetivos para suas campanhas.
  • Faca otimizações frequente nas segmentações (quem, quando, quanto e como estou tendo os melhores resultados).
  • Crie títulos atraentes e não deixe de usar CTAs no final da história.
  • Veja quais anúncios estão performando melhor e invista mais $$ neles.
  • Bata um papo com a equipe de mídia-on da SM/BR para entender melhor seus objetivos e potencial de retorno das campanhas.

Mesmo assim, as vantagens de se anunciar superam em muito as desvantagens. Nem sem compara, inclusive, com os prós e contras dos meios de comunicação tradicionais. Então, anunciar no YouTube vale a pena? Temos certeza que sim.

Interessado em publicidade do YouTube para sua pequena empresa?

Se você está pensando em publicar um anúncio no YouTube, a Soluções Mídia pode ajudar. Desde a criação do anúncio de vídeo até a execução da campanha do YouTube, nossa equipe preza pela excelência e agilidade no serviço.

Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth